[weglot_switcher]

APB lança novo site de literacia financeira

A Associação Portuguesa de Bancos acaba de lançar o seu novo site de literacia financeira – “Saber de Contas”- com artigos informativos e conteúdos uteis que visam esclarecer o cidadão comum em temas financeiros mais complexos.
  • Cristina Bernardo
30 Maio 2022, 18h16

Tem dúvidas sobre qual o melhor produto de poupança para si ou quando começar a planear a reforma? Quer pedir o seu primeiro empréstimo e não sabe por onde começar? Sabe os cuidados a ter quando faz um pagamento na Internet? Gostava de conseguir gerir melhor o seu orçamento familiar?

É para ajudar a responder a todas estas perguntas que a Associação Portuguesa de Bancos acaba de lançar o seu novo site de literacia financeira – “Saber de Contas”- com artigos informativos e conteúdos úteis que visam esclarecer o cidadão comum em temas financeiros mais complexos como o crédito, a poupança, a gestão do orçamento familiar ou a segurança digital.

“Este projeto  pretende ser um contributo adicional na promoção do conhecimento e literacia financeira da população portuguesa, nomeadamente dos jovens e do público sénior”, diz a associação liderada por Vítor Bento.

Este projeto dirige-se essencialmente aos jovens, clientes bancários e à população sénior, tendo como principal preocupação aumentar e melhorar os seus conhecimentos financeiros e ajudá-los a tomar decisões mais informadas e responsáveis no seu dia-a-dia.

“O projeto de educação financeira da APB foi criado em 2011 e, ao fim de dez anos de trabalho no terreno, o balanço que fazemos é muito positivo mas concluímos que estava na altura de reposicionar o projeto com um novo nome, nova imagem e novos conteúdos, procurando obter maior escala e chegar de forma mais efetiva aos públicos que queremos atingir”, afirma em comunicado Rita Machado, responsável pelo projeto da APB.

“Acreditamos que todo o trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos, e que reflete um esforço conjunto do setor bancário português, já terá produzido alguns resultados mas precisamos seguramente de fazer ainda mais e melhor, pois acreditamos que só com maiores e melhores níveis de literacia financeira, será possível também ter um sistema bancário mais resiliente”, acrescenta.

O novo site será oficialmente apresentado amanhã, às 10h, no Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa, e contará com a presença e intervenções do Presidente da APB, Vítor Bento, do Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos e do Ministro da Educação, João Costa.

O “Saber de Contas” vai estar também no Facebook e Instagram.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.