O estudo ‘Barómetro de cartões para Microempresas, PME e Médias Empresas’, realizado pela Inmark Europa para Mastercard Portugal, revela que apenas 30% das empresas aceita pagamentos através de um POS (terminal de pagamento por multibanco), uma percentagem que aumenta para 54% no caso de empresas de média dimensão.
O barómetro inclui outros dados, nomeadamente o facto de 27% das empresas (uma percentagem que sobe para mais de metade, mais concretamente para 58%, no caso das empresas de média dimensão) e 8% ter um POS virtual.
Já quando inquiridas as PME se utilizam um POS físico ou virtual as percentagens variam consoante a dimensão da empresa, sendo que 23,4% dos trabalhadores independentes referem utilizá-lo, percentagem que sobe para 39% no caso das microempresas e 54% nas empresas de média dimensão.
Do total das empresas que aceita pagamentos através de um POS, 56% refere que o terminal está preparado para a tecnologia contactless e que o valor médio das compras pagas com cartões ronda os 226 euros, enquanto as vendas médias em numerário é de cerca de metade desse valor, ou seja, 121 euros.
Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pela InMark Europa para a Mastercard sobre a aceitação de pagamentos com cartões por parte das PME portuguesas.
O estudo revela ainda que, de entre as empresas que aceitam pagamentos com cartões, os motivos apresentados são, predominantemente, a facilidade e conveniência nos pagamentos (60%), seguida da segurança (33%) e da melhoria/facilidade/rapidez das vendas (32%). Outras razões apontadas pelos inquiridos são a exigência por parte dos clientes (19%), fidelização (15%) e querer providenciar um bom serviço (13%).
No que respeita ao comércio online, apenas 18% das empresas afirma fazer vendas online, apesar de 31% das empresas já recorrer ao e-commerce para fazer as suas compras, avança a Mastercard.
Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal diz em comunicado que “estes dados mostram que, apesar da evolução positiva e da crescente consciencialização por parte dos nossos empresários das vantagens da aceitação de pagamentos com cartões ou da aposta na digitalização, existe ainda um longo caminho a percorrer”.
“Na Mastercard temos vindo a trabalhar, precisamente, para apoiar as PME com as ferramentas mais adequadas à necessária transição digital, que é essencial para poderem servir melhor os seus clientes, dando-lhes a liberdade de escolherem o método de pagamento que lhes for mais conveniente em cada momento, seja em loja física ou online”, reforça a responsável pela Mastercard em Portugal.