[weglot_switcher]

Apenas 4% dos norte-americanos acham que Trump é honesto

Uma sondagem do ‘The Washington Post’ e da ‘ABC’ revela que 43% dos norte-americanos desaprova fortemente o trabalho realizado pelo presidente durante os seus primeiros meses à frente do cargo.
  • Jonathan Ernst/REUTERS
23 Abril 2017, 15h57

A poucos dias de completar 100 dias à frente da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem vindo a ver a sua popularidade cair a pique. Uma sondagem do jornal ‘The Washington Post’ e do canal ‘ABC’ mostra que apenas 40% dos norte-americanos considera que Donald Trump tem governado bem o país e mais de 96% acreditam que o multimilionário não é 100% honesto.

A sondagem, feita entre 17 e 20 de abril, revela que 43% dos norte-americanos desaprova fortemente o trabalho realizado pelo presidente durante os seus primeiros meses à frente do cargo. A percentagem de desaprovação é a pior desde que George Bush (pai) esteve no Governo, entre 1989 e 1993 ou mesmo Bill Clinton, que envolveu num rol de escândalos com a estagiária da Casa Branca, Monica Lewinsky, e que teve o pior número das últimas décadas.

A maioria dos norte-americanos acredita que Donald Trump não realizou nenhum trabalho verdadeiramente significativo até agora e quase 60% acredita que ele não consegue entender verdadeiramente os problemas das pessoas.

Ainda assim, 94% dos norte-americanos que votaram no republicano admitem estar satisfeitos e quase 100% admite que votaria novamente nele. Quanto às às expectativas, o resultado não é unânime: 35% consideram que Trump está a fazer um melhor trabalho do que era esperado, e outros 35% acreditam que o contrário.

Em termos de honestidade, enquanto o antecessor, Barack Obama reunia 74% das opiniões favoráveis dos norte-americanos, menos de 4% os norte-americanos consideram ainda que atual presidente é honesto. George W. Bush chegou a alcançar 62% e Clinton 61% no ranking de honestidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.