[weglot_switcher]

Apoio à formação vai cobrir parte dos custos salariais

Em resposta à inflação, o Governo anunciou, entre outras medidas, um apoio para a formação dos trabalhadores nas horas vazias. Custos salariais serão parcialmente cobertos, aliviando os encargos das empresas, revela João Neves.
23 Setembro 2022, 08h00

As empresas que tenham trabalhadores com horas vazias por terem ajustado o seu planeamento de produção em resposta ao aumento dos custos vão ter à sua disposição uma nova ajuda. O Governo anunciou um apoio à formação qualificada dos trabalhadores desses empregadores, sendo que essa medida, adiantou ao Jornal Económico o secretário de Estado da Economia, João Neves, cobrirá em parte os custos salariais, aliviando os encargos das empresas.

“O que desejamos é que as empresas tenham condições de responder à procura, que é muita, mas também tenham condições de adaptar os seus tempos [de trabalho] e usar os tempos vazios em atividades de formação”, explica o responsável, detalhando que a lógica desta nova medida é “completamente distinta” da que esteve subjacente ao layoff simplificado. Tão popular durante a crise pandémica, o layoff simplificado permitiu aos empregadores em crise suspender os contratos de trabalho ou reduzir os horários dos trabalhadores.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.