[weglot_switcher]

Apoio às rendas chega a cerca de 186 mil famílias

Em comunicado, o Ministério da Habitação indica que aos primeiros pagamentos feitos aos 34.937 beneficiários com rendimentos exclusivos da Segurança Social, vão juntar-se durante o mês de junho mais 169.367 beneficiários.
  • A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, no arranque da conferência promovida pelo JE e pelo NOVO. Fotografia de Cristina Bernardo.
6 Junho 2023, 14h30

O apoio às rendas que tem um limite máximo de 200 euros durante cinco anos e que corresponde à diferença entre a taxa de esforço real e a taxa de esforço máxima de 35% já chegou a cerca de 186 mil famílias portuguesas, informa em comunicado o Ministério da Habitação esta terça-feira, 6 de junho.

“Aos primeiros pagamentos feitos aos 34.937 beneficiários com rendimentos exclusivos da Segurança Social (correspondentes a 32.115 agregados) – vão juntar-se durante o mês de junho mais 169.367 beneficiários (correspondentes a 154 212 agregados)”, pode ler-se no documento.

A medida faz parte do pacote ‘Mais Habitação’ e pretende mitigar o impacto da subida de preços e da habitação no rendimento das famílias nacionais.

“O valor médio mensal do apoio já efetuado foi de 86,72 euros, sendo que no caso das famílias agora indicadas o valor médio mensal é de 100 euros”, refere o Ministério da Habitação.

Recorde-se que este apoio tem efeitos a partir de 1 janeiro de 2023, pelo que no primeiro pagamento são transferidos os valores retroativos aos meses de 2023 em que estejam preenchidos os requisitos de elegibilidade.

As famílias começarão agora a ser notificadas pela Autoridade Tributária, com os dados que estiveram na origem do cálculo do apoio, sendo que para o receberem é obrigatório ter o IBAN atualizado quer na Autoridade Tributária, quer na Segurança Social Direta.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.