[weglot_switcher]

‘App’ de desporto revela bases militares secretas dos EUA

O mapa de um aplicativo que mostra percursos desportivos usados por utilizadores revelou bases militares norte-americanas em vários pontos do mundo.
29 Janeiro 2018, 13h20

Uma aplicação de desporto para smartphones chamada Strava, que mostra o local onde os utilizadores mais correm ou andam de bicicleta, por exemplo, acabou por mostrar também bases as militares secretas dos Estados Unidos no Médio Oriente. A informação foi noticiada este domingo pelo jornal britânico “The Guardian”, com base nas observações feitas por analistas militares.

Esta ‘app’ de desporto permite registar um mapa de atividade detalhado, permitindo também a partilha online desses mesmos dados. As bases militares operacionais dos Estados Unidos estão bem delimitadas em locais como o Afeganistão, algumas regiões da Síria ou do Djibuti. “Estão claramente identificadas e mapeadas”, disse ao jornal Nathan Ruser, um analista no Institute for United Conflict Analysts, que foi o primeiro a reparar na falha. “Se os soldados utilizarem a aplicação como pessoas normais, ligando-a quando vão fazer exercício, isto pode ser especialmente perigoso”.

O analista militar Tobias Schneider também escreveu no Twitter que as  bases são facilmente reveladas pelo aplicativo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.