A startup portuguesa Sheerme, que criou uma plataforma digital para marcar e consultar serviços de bem-estar, beleza e fitness, vai expandir o negócio para o Brasil. A empresa que ficou conhecida como o Zomato dos cabeleireiros e personal trainers decidiu internacionalizar o negócio para o outro lado do Atlântico após o financiamento da M4 Ventures, especializada na América Latina.
O lançamento oficial da Sheerme no mercado brasileiro acontecerá na Web Summit do Rio de Janeiro, que se realiza no início de maio. No entanto, o processo tem vindo a ser preparado desde novembro, na adaptação da app e outras funcionalidades mais “.br”. Por exemplo, haverá uma opção de “earning economy” e de um feed onde os utilizadores poderão partilhar experiências.
Para a Sheerme, que tem mais de 100 mil serviços (spas, cabeleireiros, barbeiros, consultas de nutrição e psicologia, PT, aulas yoga, etc.), o Brasil é um mercado especialmente importante pela sua dimensão (mais precisamente, um universo endereçável de mais de 700 mil espaços, quase o dobro dos 420 mil em toda a Europa).
“Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há trânsito caótico e insegurança nas ruas, os consumidores valorizam a eficiência e a segurança ao fazer as suas marcações. Esses dois fatores são especialmente importantes para os utilizadores que já estão a usar a Sheerme nos testes que estamos atualmente a fazer no Brasil”, conta o fundador e CEO da startup, Miguel Alves Ribeiro.
O managing partner da M4 Ventures, Luis Gutman, diz que a sociedade de capital de risco procura – e encontra – na participada “uma grande capacidade de execução”, o que é importante para o mercado brasileiro, porque “é competitivo, complexo e arriscado”.
“Temos participado na Web Summit, em Lisboa, na perspetiva de descobrir startups para investir, e também reforçar parcerias com outros coinvestidores. Já na Web Summit do Rio de Janeiro estaremos com as startups para ajudá-las a reforçar a marca, conectar com parceiros e potenciais clientes e, o mais importante, mostrar que estamos próximos para superar os desafios encontrados na expansão para o Brasil”, acrescenta o investidor.
A Sheerme tem 22 pessoas e operações em Portugal, na Alemanha e Angola.