Aprovada desagregação de união de freguesias no concelho de Leiria

A proposta de desagregação da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, no concelho de Leiria, foi aprovada por unanimidade, disse hoje à agência Lusa o presidente da Assembleia de Freguesia, Paulo Gaspar.

Segundo Paulo Gaspar, na sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia que se realizou na quarta-feira à noite, a proposta foi aprovada “por unanimidade dos votantes” e houve um elemento que “apresentou escusa em votar, alegando conflito de interesses”.

“Já remeti o processo digitalmente para a Assembleia Municipal de Leiria e vai ser entregue em mão na sexta-feira”, esclareceu o presidente da Assembleia de Freguesia.

Paulo Gaspar adiantou que “foi criado um movimento na Carreira que fez uma recolha de assinaturas a favor da desagregação”.

“Das 785 assinaturas, 690 eram de pessoas recenseadas na Carreira”, prosseguiu o autarca, acrescentando que “as assinaturas foram entregues juntamente com a proposta de desagregação” à Assembleia de Freguesia, tendo sido iniciado o processo.

Paulo Gaspar acrescentou que se a Assembleia Municipal aprovar a separação da união das freguesias, o processo segue para o parlamento.

Em 14 de novembro, numa reunião extraordinária, o executivo da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira aprovou, por unanimidade, um “parecer favorável condicionado” sobre a desagregação.

No documento, disponível no sítio na Internet da Junta, lê-se que o executivo, presidido por Céline Gaspar, “reconhece o sentimento de perda dos cidadãos da Carreira quanto à sua representatividade nos órgãos autárquicos”, situação que “tem consequências negativas para a democraticidade da gestão autárquica e para o debate plural”.

Por outro lado, assume que “o facto de o executivo ser predominantemente residente no território da extinta freguesia de Monte Redondo não permite a acessibilidade aos representantes autárquicos na mesma medida que tinham antes da agregação”.

Entre outros aspetos, no parecer, a Junta apresenta “enormes reservas quanto à viabilidade financeira de ambas as freguesias, mas não dispõe de todos os dados necessários para uma cabal análise”, e, reconhecendo existir “uma fragilidade preocupante”, remete para as entidades competentes a aferição técnica desta questão.

A semana passada, foi aprovada a desagregação da União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, também no concelho de Leiria.

Recomendadas

Marcelo considera que vai ser preciso encontrar “formas financeiras” para prever situações de intempéries

O Presidente da República considerou hoje que, apesar de a situação de intempéries atual ser “uma realidade nova”, vai ser necessário “encontrar formas financeiras” para prever situações equivalentes, incluindo quando são de “ocorrência muito anómala”.

Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém e Faro com aviso laranja a partir da meia-noite

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal, Santarém e Faro, os avisos de amarelo para laranja a partir das 00:00 de sexta-feira devido ao mau tempo.

Mau tempo. Ministro da Administração Interna pede à população que siga recomendações face a previsões

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas à margem de uma reunião de ministros dos Assuntos Internos da União Europeia, José Luís Carneiro começou por manifestar “pesar pela vítima mortal desta intempérie que se abateu sobre várias regiões do país, e muito particularmente sobre a Área Metropolitana de Lisboa”.
Comentários