Aprovada proteção às Termas das Águas para promover turismo de saúde em Castelo Branco

O secretário de Estado de Energia, aprovou o perímetro de proteção às Termas das Águas, em Penamacor. Objectivo: maximizar a exploração económica deste recurso hidro-mineral.

O secretário de Estado de Energia, Jorge Seguro Sanches, aprovou o perímetro de proteção às Termas das Águas, em Penamacor, com o objetivo de maximizar a exploração económica deste recurso hidro-mineral, apontado como “importante” para o desenvolvimento local e para o turismo. A aprovação consta de uma portaria hoje publicada em Diário da República.

“A presente Portaria tem por objetivo fixar o perímetro de proteção da água mineral natural a que corresponde o número HM-67 de cadastro e a denominação «Termas das Águas»”, lê-se no diploma, recordando que as bases do regime jurídico da revelação e aproveitamento dos recursos geológicos determinam que nos casos de exploração de águas minerais naturais, deverá ser fixado, com fundamento em estudo hidrogeológico, um perímetro de proteção para garantir a disponibilidade e características da água, bem como as condições para uma adequada exploração.

No contrato inicial de concessão de exploração (2011) celebrado com o município de Penamacor, foram atribuídos os direitos de exploração de água mineral natural para fins de termalismo. Esta concessão localiza-se na união das freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, dispondo de água mineral natural sulfúrea e bicarbonatada sódica.

Expansão do turismo de saúde

Com esta medida, segundo o secretário de Estado de Energia, “o Governo visa potenciar a expansão do turismo de saúde e bem-estar no distrito de Castelo Branco”.

Além das Termas de São Tiago, localizadas também em Penamacor e concessionadas à Malcatur – Empreendimentos Turísticos e Hoteleiro, a região conta ainda com as Termas de Unhais da Serra, na Covilhã, e com a Fonte Santa de Monfortinho, em Idanha-a-Nova.

O Executivo destaca que ,enquadrada na política de promoção do turismo de caráter termal, esta medida insere-se na estratégia de dinamização do setor dos recursos geológicos, visando “criar oportunidades de investimento com envolvimento simultâneo das populações e autarquias”.

Recomendadas

PRR: Inspeção-Geral de Finanças já deu parecer positivo a pagamento da 2.ª tranche

A Inspeção-Geral das Finanças (IGF) deu parecer positivo ao pagamento da segunda tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de cerca de dois mil milhões de euros, seguindo agora o pedido de Portugal para Bruxelas.

Pais com “maior dificuldade” em pagar as despesas escolares dos filhos, alerta Deco

Estudo da Deco Proteste revela que os pais estão com maior dificuldade em pagar as despesas escolares dos filhos este ano. Mais de metade dos agregados familiares afirmam estar com mais dificuldades em fazer face aos custos com a escola dos filhos. E 42% conseguem pagar a maioria das despesas, mas não todas. Já quase três em cada dez confessam ser impossível enfrentar alguns gastos.

“Guerra fiscal” em Espanha provoca descida de impostos e nova taxa sobre fortunas

Espanha assiste estes dias a uma “guerra fiscal”, com governos regionais a anunciarem descidas e abolições de impostos a que o executivo nacional vai responder com um “pacote fiscal” que cria um imposto temporário sobre grandes fortunas.
Comentários