Aprovada resolução para a nomeação de ex-adjunto de João Galamba para a ERSE

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros. Foi também aprovado um plano que visa combater a exclusão social entre as crianças.

Lusa

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira a resolução que procede à nomeação de Ricardo Jorge Sobral Marques Loureiro, ex-adjunto de João Galamba, para o cargo de vogal do conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A informação foi divulgada em comunicado, no site oficial do Governo.

Foi também aprovado, na generalidade, o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030. O mesmo tem por objetivo prevenir e combater a exclusão social, garantindo o acesso das crianças e dos jovens em situação de pobreza a um conjunto de serviços essenciais, combatendo a pobreza infantil e promovendo a igualdade de oportunidades e os direitos das crianças e dos jovens.

No mesmo Conselho, foi aprovada a resolução que define estratégias para o reforço da presença de funcionários portugueses nas instituições europeias e em organizações internacionais, de forma a consolidar e fazer crescer, de forma sustentada a “influência nacional na definição e execução da agenda europeia e internacional”.

Às decisões de aprovação junta-se o decreto-lei que introduz medidas de flexibilização de determinadas obrigações declarativas, de pagamento e de faturação. O mesmo simplifica as obrigações fiscais relativas à venda à rede do excedente da eletricidade produzida para autoconsumo.

Sabe-se ainda que foi autorizada a realização de despesa, pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Centro, na sequência da celebração de contratos relacionados com projetos de investimento contemplados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da componente de infraestruturas.

Foi também autorizada a realização de despesa, pela Marinha, no contexto do fornecimento contínuo de géneros alimentares para 2023. A esta, soma-se a a realização de despesa, por parte da Infraestruturas de Portugal, S. A., para a realização da empreitada “IP8 (EN259) Santa Margarida do Sado/Ferreira do Alentejo, incluindo variante de Figueira de Cavaleiros”.

Recomendadas

“Eu não entro nisso”: Montenegro recusa possibilidade de coligação com Ventura

O presidente do PSD, Luís Montenegro, assegurou hoje que não irá conversar com o presidente do Chega, André Ventura, sobre uma eventual alternativa de Governo à direita, alegando que a sua “coligação preferencial é com os portugueses”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Banco de Portugal, APB, Concorrência e Deco chamados ao Parlamento

O requerimento para a audiência foi feito pelo PSD e hoje teve a aprovação dos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF).
Comentários