[weglot_switcher]

Aprovadas 33 candidaturas ao PRR com orçamento de 252 milhões

Os projetos destinam-se essencialmente a formar jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática e qualificar adultos em todas as áreas do conhecimento.
5 Novembro 2021, 23h50

Apenas duas das 35 candidaturas submetidas aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência não foram aprovadas. Avançam assim 33 projetos com um orçamento inicial de 252 milhões de euros a serem executados até 2026, revelam os dados divulgados esta noite de sexta-feira, 5 de novembro.

No geral, os 33 projetos destinam-se a formar mais 18 mil estudantes em domínios “STEAM” (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) até 2025; qualificar cerca de 100 mil adultos até à mesma data; promover 14 “alianças” ou “Escolas de pós-graduação” com empresas, incluindo seis em regiões de baixa densidade populacional.

As candidaturas foram preparadas por consórcios entre instituições de ensino superior e empresas e autarquias. Objetivo? Impulsionar a qualificação de jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática e qualificar adultos em todas as áreas do
conhecimento, “contribuindo para reforçar o nível global de qualificação da população, modernizar a oferta e estimular o desenvolvimento social e económico”.

Com a conclusão das chamadas Manifestações de Interesse está  concluída a primeira parte do processo de seleção e acompanhamento. Segue-se a terceira e última fase que respeita ao  acompanhamento da execução, com avaliações anuais e possibilidade de reprogramação a partir de 2023, de modo a garantir a conclusão de execução nos prazos definidos. O processo de avaliação decorre até ao final de novembro e culmina com a definição de contratos-programa com os proponentes, os quais deverão ser iniciados ainda antes do final de 2021.

Consulte aqui lista dos projectos vencedores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.