[weglot_switcher]

Aquila Clean Energy inicia construção de nova central fotovoltaica em Coimbra

Com uma capacidade instalada de 48 MW, a central será capaz de produzir energia limpa suficiente para abastecer 21 mil casas por ano e reduzir as emissões de CO2 em mais de 57 mil toneladas anualmente.
9 Maio 2023, 10h50

A Aquila Clean Energy, a plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, que desenvolve e opera projetos de energias renováveis com foco na energia solar e eólica, iniciou a construção da sua primeira central fotovoltaica na região centro de Portugal, em Coimbra.

A Central Solar Fotovoltaica de Barcos está localizada na freguesia de Cernache e tem uma capacidade instalada de 48 MW.

Esta central solar, que se prevê que entre em funcionamento em 2024, vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos, graças a uma produção de 71 GWh de energia renovável por ano. Essa produção será suficiente para garantir o abastecimento de energia elétrica a 21 mil casas, refere a empresa.

“Além da componente de preservação do património local este projeto garante também monitorização intensiva da biodiversidade existente”, assegura a Aquila que detalha que este projeto garante a “conservação de abrigos de pastores existentes na área de implantação da central, e será garantida uma monitorização intensiva da biodiversidade existente, procurando dessa forma diminuir o impacto desta estrutura”.

“A nossa ambição é desempenhar um papel fundamental na transição energética de Portugal e acelerar a descarbonização da economia de uma forma sustentável. Por isso, este projeto é um novo passo na criação deste impacto ambiental e social positivo que queremos ter nas regiões onde operamos. Na central de Barcos, a nossa missão é ainda composta pela preservação da biodiversidade e do património local, características que distinguem a nossa operação, e naturalmente pela criação de empregos verdes que esta nova central solar vai impulsionar”, segundo Manuel Fonseca e Silva, Responsável de Desenvolvimento e Construção na Aquila Clean Energy em Portugal.

A Aquila Clean Energy gere atualmente uma carteira de cerca de 900 MW em Portugal, em projetos de energia solar fotovoltaica tanto em fase de desenvolvimento, como já em operação.

Em 2023, prevê-se iniciar a construção de mais cinco centrais solares em Portugal, com uma potência combinada de 330 MW.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.