A empresa árabe de telecomunicações Etisalat admitiu ter adquirido 9,8% das ações do grupo Vodafone por 4,4 mil milhões de dólares (4,22 mil milhões de euros), escreve a “Bloomberg”. Este é um passo de expansão mundial para a empresa dos Emirados Árabes Unidos.
O grupo árabe terá oferecido 1,30 libras (1,53 euros) por ação do grupo de telecomunicações com sede no Reino Unido. A publicação adianta que a oferta é “premium“, uma vez que as ações do grupo mundial encerraram a 1,17 libras (1,38 euros) esta sexta-feira.
Com uma participação perto dos 10%, a Etisalat passa a ser o maior acionista da Vodafone, ultrapassando a BlackRock, grupo Vanguard e a HSBC Holdings. “O nosso investimento representa uma oportunidade única de adquirir uma participação significativa numa das principais e mais fortes marcas globais de telecomunicações”, adiantou o CEO da Etisalat, Hatem Dowidar, em comunicado enviado ao mercado de valores.
Ao mercado de ações, o grupo dos Emirados Árabes Unidos explicou que não quer adquirir mais ações da Vodafone mas que planeia tornar-se um investidor a longo prazo.
Segundo o comunicado citado pela “Bloomberg”, o grupo “realizou o investimento na Vodafone para ganhar uma exposição significativa a um líder mundial em conectividade e serviços digitais”, pretendendo desenvolver parceiras comerciais entre as duas empresas.
A Vodafone enfrenta atualmente negociações no Reino Unido para unir as suas operações à rival Three UK, propriedade da CK Hutchison. A Etisalat está a intensificar a sua atividade de negócios, focando-se num crescimento orgânico.
A Etisalat é o maior player de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos e está a tentar comprar o restante mercado na Arábia Saudita por 2,1 mil milhões de dólares (2,01 mil milhões de euros), expandindo então a sua presença no mercado mundial. A última expansão aconteceu para mercados emergentes da Ásia e África, ao mesmo tempo que se viu obrigada a reduzir os investimentos na Índia.
A compra da participação da Etisalat na Vodafone acontece depois do multimilionário francês e presidente da Altice, Patrick Drahi, ter acumulado uma participação de 18% no BT Group. O BT Group tem atualmente uma parceria com a Etisalat para o Médio Oriente.