[weglot_switcher]

Arábia Saudita permite a entrada de mulheres acompanhadas em três estádios a partir de 2018

O reino ultraconservador construirá três estádios com zonas específicas para que mulheres acompanhadas pelos seus maridos possam assistir aos jogos, algo que até agora era proibido.
30 Outubro 2017, 15h54

De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, o diretor da Autoridade Geral do Desporto, Turki al Sheij, anunciou que serão construídos três estádios com zonas próprias para que mulheres acompanhadas pelos seus maridos consigam assistir aos jogos livremente, algo que até ao momento não era permitido. Os estádios serão construídos nas cidades de Riade, Jeddah e Dammam e conta-se que estarão finalizados em 2018.

Na Arábia Saudita, uma estrita separação dos sexos prevalece em lugares públicos, de modo que mulheres e homens não podem partilhar o mesmo espaço em restaurantes ou outros locais de entretenimento e consequentemente era negado o acesso a recintos desportivos ao género feminino.

No passado dia 23 de setembro, as mulheres puderam participar pela primeira vez nas comemorações do Dia Nacional da Arábia Saudita, no estádio internacional do Rei Fahd, em Riade, em zonas específicas para famílias. No mês passado, numa decisão histórica, um decreto autorizou as mulheres sauditas a conduzir, um direito que pode ser exercido após 2018.

Estas medidas estão enquadradas nas reformas feitas pelo rei Salman desde a chegada ao trono em 2015, e que significam pequenas melhorias para as mulheres sauditas, que ainda estão sujeitas a um sistema de discriminação.

Desde a nomeação a 21 de junho do novo príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, a Arábia Saudita tomou algumas medidas para tentar terminar com o arcaísmo existente na sociedade. Na semana passada, Bin Salman disse que o país iniciou um processo para regressar a um “Islã moderado e aberto ao mundo e às religiões”. “Não vamos perder outros 30 anos a lidar com ideias extremistas. Queremos conviver com o mundo e acabar com o que resta do extremismo”, afirmou o jovem príncipe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.