[weglot_switcher]

Ardian passa a ser a segunda maior gestora de auto-estradas em Portugal

Grupo francês passa a controlar sete auto-estradas com portagens em portugal, com uma extensão global de cerca de 850 quilómetros.
25 Janeiro 2017, 18h25

A francesa Ardian, sociedade independente de investimento privado, passa a ser a segunda maior rede de autoestradas em Portugal, após a aquisição de participações diretas e indiretas à Mota-Engil de cinco concessionárias, hoje anunciada publicamente.

A rede de autoestradas da Ardian em Portugal estende-se agora por mais de 850 quilómetros, em sete auto-estradas com portagens, e empregando 700 pessoas  no nosso País, sendo apenas superada pela rede de auto-estradas gerida pela Brisa, liderada por Vasco de Mello.

Um ano após ter adquirido 50% das ações da Ascendi PT II ao Ascendi Group, o grupo francês passará a ter controlo total da empresa.

Em comunicado, a Ardian acrescenta que adquiriu também uma posição de controlo nas empresas de operação e manutenção associadas às autoestradas.

“Três outras participações maioritárias em concessões de autoestradas, duas delas em Portugal e uma em Espanha, fazem também parte do acordo, mas a conclusão destas aquisições permanece sujeita a aprovações regulamentares e condições contratuais”, esclarece o referido comunicado.

As partes envolvidas neste negócio por parte da Ardian Infrastructures, além dos responsáveis internos Mathias Burghardt, Benoît Gaillochet, Alexis Ballif e Leonarda Orani, incluíram o Caixa BI e o Santander (assessoria financeira), Cuatrecasas, Gonçalves Pereira (assessoria jurídica), PWC (contabilidade e impostos), ALG (assessoria técnica), Willis (seguros) e Llorente & Cuenca (comunicação).

Fundada em 1996 e liderada por Dominique Senequier, a Ardian é uma sociedade independente de investimento privado com ativos de 60 mil milhões de dólares (cerca de 55,8 mil milhões de euros à cotação atual) geridos ou aconselhados na Europa, América do Norte e Ásia.

A Ardian gere uma rede global, com mais de 4.350 funcionários que trabalham através de doze escritórios em Frankfurt, Jersey, Londres, Luxemburgo, Paris, Pequim, Milão, Nova Iorque, São Francisco, Singapura e Zurique.

A empresa garante que oferece aos seus 550 investidores uma escolha diversificada de fundos que abrange toda a gama de ativos através dos veículos financeiros Ardian Funds of Funds (incluindo atividades primárias, precoce-secundárias e secundárias), Ardian Private Debt, Ardian Direct Funds (englobando Ardian Mid Cap Buyout, Ardian Expansion, Ardian Growth e Ardian Co-Investment), Ardian Infrastructure, Ardian Real Estate e soluções com mandados personalizados em Ardian Mandates.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.