[weglot_switcher]

Argentina vai às urnas este domingo em eleições primárias

Os eleitores argentinos vão às urnas este domingo, dia 11, para definir os partidos e candidatos habilitados a participar das eleições gerais, em outubro. Desde as 8h00 da manhã desta sexta-feira, estão proibidos no país quaisquer atos de campanha.
10 Agosto 2019, 15h38

A votação de domingo é conhecida como PASO (Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias) e serve como uma pesquisa nacional para definir os principais concorrentes às eleições de 27 de outubro.

O processo, além de definir quem serão os candidatos a presidente e vice-presidente, servirá para apontar os candidatos a renovar um terço do Senado (24 vagas) e a metade das cadeiras da Câmara dos Deputados (130). Em algumas províncias, como Buenos Aires, serão definidos ainda os candidatos a governador. Apenas poderão concorrer às eleições as forças políticas que conquistarem, pelo menos, 1,5% dos votos.

Esse tipo de votação – PASO – é realizado sempre no segundo domingo de agosto e funciona como um filtro, pois elimina as candidaturas que não alcancem a margem de 1,5% dos votos.

A votação, em curso entre as 8h00 e as 18h00, é obrigatória para todos os argentinos com idade entre 18 e 70 anos que estão registados no sistema eleitoral. A participação é opcional apenas para os jovens de 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos.

Cerca de 34 milhões de eleitores estão habilitados a votar nas 185 mil urnas distribuídas pelo país, em mais de 14 mil colégios. De acordo com as Forças Armadas, haverá 90 mil efetivos para garantir a segurança e a tranquilidade nas votações.

As eleições são consideradas “abertas”, pois não exigem filiação partidária, e todos os cidadãos podem participar e são “simultâneas” porque se realizam no mesmo dia em todo o país.

Na disputa pela Presidência da República, há uma polarização entre os que querem a reeleição do atual presidente, Mauricio Macri, e os que querem o retorno de Cristina Kirchner, desta vez como candidata a vice-presidente por Alberto Fernández.

De acordo com informações do governo, o resultado deve ser divulgado ainda no domingo, antes da meia-noite.

As eleições gerais estão marcadas para 27 de outubro. Se houver segunda volta, será no dia 24 de novembro. O novo governo assumirá funções no dia 10 de dezembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.