A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões lança a 2.ª edição do Prémio Investigação ASF, este ano focado na área do Direito e Humanidades.
A iniciativa pretende incentivar a produção de trabalhos de investigação científica de elevado valor para o desenvolvimento dos mercados nacionais dos seguros e dos fundos de pensões. Em cada edição, o Prémio versará alternadamente sobre as áreas Economia, Matemática e Tecnologia e Direito e Humanidades.
O Prémio Investigação ASF é atribuído por um júri independente e tem um valor de 7 500 euros. O júri integra elementos oriundos da academia e dos mercados dos seguros e dos fundos de pensões, e avalia os trabalhos com base nos critérios da qualidade, rigor científico, originalidade e interesse para os sectores segurador e dos fundos de pensões nacionais.
Esta segunda edição é dirigida às áreas do Direito e Humanidades, sendo a decisão do vencedor divulgada em julho deste ano.
A primeira edição do “Prémio Investigação ASF” mobilizou 12 trabalhos, de “assinalável qualidade”, como, na altura, foram classificados, provenientes de diversas áreas científicas. O prémio foi atribuído ex aequo, aos trabalhos Longevity – linked life annuities: the Portuguese Experience, da autoria de Ana Catarina Amorim, e Saving for retirement through consumption: an application for Portugal, de Roberto Carcache Flores, Abraham Hernandez Pacheco e Ana Margarida Ramos.
O primeiro aborda a temática das rendas vitalícias indexadas à longevidade, matéria de grande interesse e relevância para o setor segurador, propondo a utilização deste tipo de rendas face às frequentes alterações de esperança de vida. O segundo trabalho aborda um problema essencial da sociedade portuguesa – a poupança para a reforma, através de um novo método, via consumo -, propondo uma solução concreta para esta premente questão, e que já tem sido implementada com resultados significativos em vários países.
Foi também atribuída uma Menção Honrosa ao trabalho de Raquel Ramos Modelação em SAS dos fulfilment cash flows e implementação do teste de operosidade no âmbito da Nova Norma de Relato Financeiro IFRS 17, obra resultante de uma parceria entre a academia e o mercado segurador.