[weglot_switcher]

Arrebita Portimão regressa com mais de 30 chefs de todo o país

Com datas marcadas para o fim-de-semana de 21 e 22 de agosto, o Arrebita Portimão uma parceria entre a Amuse Bouche e a C.M. Portimão, reúne mais de 30 chefs que irão prestar homenagem aos produtos locais.
15 Agosto 2021, 14h47

Depois do enorme sucesso de 2020, o Arrebita volta à cidade de Portimão para uma segunda edição que vai animar as ruas do centro histórico da cidade. À semelhança do que tem vindo a acontecer em todos os eventos Arrebita, a programação conta com nomes consagrados do panorama gastronómico nacional, mas também com jovens talentos em ascensão.

O desafio? Inspirarem-se na costa portuguesa e na serra algarvia para a criação de pratos únicos que terão um preço fixo de 6 €. A entrada é gratuita e o evento decorre dias 21 e 22 das 18h30 às 22h30. Cumprindo todas as regras de segurança, terá lugar no mesmo local do ano passado, ocupando duas ruas do centro de Portimão, ambas com entrada na Praça da República (Alameda). Os chefs irão cozinhar a partir de todo o tipo de lojas (barbearias, lojas de doces, papelarias, entre outras), que serão convidadas a assumir um papel ativo no festival.

Entre os cozinheiros presentes destaca-se a presença de seis chefs vindos de cozinhas premiadas com estrela Michelin: João Oliveira (Vista, Portimão, 1* Michelin), Pedro Almeida (Midori, Sintra, 1*Michelin), Rui Silvestre (Vistas, V.N. Cacela, 1* Michelin), José Lopes (Bon Bon, 1*Michelin, Carvoeiro), João Alves (sous chef LOCO, 1*Michelin, Lisboa) e a dupla Américo dos Santos e Miguel Gomes (pasteleiros Belcanto, 2*Michelin, Lisboa).

irão anda participar alguns dos mais promissores jovens cozinheiros nacionais, como  João Narigueta e Filipe Rebocho (Híbrido, Évora), Pedro Sousa (Sr. Lisboa, Lisboa), Tomás Rocha e Rita Gama (Bicho Mau, Lisboa) ou do pasteleiro Carlos Fernandes. A cozinhar em conjunto estarão também Leandro Araújo e Rui Sequeira, responsáveis por dois dos mais badalados restaurantes do Algarve, o Cafezique (Loulé) e o Alameda (Faro).

Em ambos os dias, pelo menos um prato terá como estrela a sardinha, numa homenagem a um dos mais icónicos e antigos festivais do Algarve, o Festival da Sardinha de Portimão. Também em destaque estarão a cavala e o carapau.

Vencedor do Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020, o Arrebita Portugal é uma criação “Amuse Bouche” que tem como missão estimular a economia e o comércio locais, dinamizar as cidades e as regiões e incentivar o turismo nacional. Conta já com três edições: Portimão 2020, Idanha-a-Nova 2020 e Altitudo Guarda 2021.

Saiba mais Aqui

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.