Arrow lança fundo de investimento pan-europeu de 838 milhões

A Arrow Global que em Portugal tem a Whitestar, Hefesto e Norfin acaba de lançar um fundo composto por carteiras de malparado dos bancos. O objetivo, até ao final de 2020, é que o fundo ascenda a dois mil milhões de euros.

A Arrow Global Group – que em Portugal detém a Whitestar Asset Solutions e a Norfin – lançou hoje o seu primeiro fundo de investimento pan-europeu em crédito malparado, ou NPL (non-performing loans).

O fundo tem um montante inicial angariado de 838 milhões, sendo a Arrow Global co-investidora, com uma participação de 24,9%, e tem uma duração de oito anos. Nele participam alguns dos maiores investidores mundiais, oriundos de diferentes setores.

O objetivo, até ao final de 2020, é que o fundo ascenda a 2 mil milhões de euros, com a Arrow Global a ter uma participação, nessa altura, de 500 milhões, admite a sociedade gestora.

A britânica Arrow Global é especializada na compra, recuperação e gestão de crédito malparado.

“A criação do fundo é estruturante e transformacional para o Grupo Arrow Global, uma vez que vem desenvolver as capacidades ao nível da gestão de fundos de investimento”, refere a gestora de fundos.

Entre as vantagens, a Arrow aponta a aceleração dos objetivos previstos para os próximos cinco anos; a desalavancagem mais rápida; aumento da flexibilidade futura da estrutura de capital; oportunidade para crescer na área de Gestão de Ativos.

Para Lee Rochford, CEO do Grupo Arrow Global, “este primeiro fundo representa a finalização desta primeira fase da estratégia do Grupo, iniciando uma segunda fase, que passa por reforçar a relação com investidores, fazendo, simultaneamente, crescer os ativos que temos sob gestão” que salientou a “a rapidez com que angariámos investimento para o fundo, com muita procura por parte de investidores institucionais”.

“A angariação de investimento para o fundo trouxe um conjunto de novos clientes para a Arrow Global Group, tendo sido uma oportunidade fantástica para reforçarmos a nossa relevância perante esta base de novos clientes.”, disse na nota, por sua vez, Zach Lewy, Fundador e CIO do Grupo Arrow Global.

Fundada em 2005, a Arrow Global é especializada na compra, recuperação e gestão de ativos non-performing e non-core. Identifica, adquire e gere carteiras de crédito com e sem garantias, assim como ativos imobiliários oriundos de bancos e instituições financeiras.”Tem um papel ativo ao ajudar as instituições financeiras a limparem os seus balanços e a recapitalizarem-se, para poderem depois conceder crédito à economia. Ao comprar e gerir carteiras de crédito non-performing e outros ativos non-core, fornece capital relevante e expertise a um mercado europeu em crescimento”, lê-se no comunicado.

O negócio da Arrow Global é regulado em vários dos cinco países da Europa onde está presente, tendo sob gestão mais de 54 mil milhões de libras e 2.500 colaboradores.

A Arrow Global atua sob as marcas Capquest e Mars Capital, no Reino Unido; Whitestar Asset Solutions,  Norfin e Hefesto, em Portugal; Vesting Finance, na Holanda; Zenith Service, Europa Investimenti, Parr Credit e Sagitta SGR, em Itália.

Recomendadas

BNA levanta suspensão da participação no mercado cambial imposta ao Finibanco Angola

O Finibanco Angola tinha sido suspenso de participar no mercado cambial, por um período de 45 dias, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), depois de o supervisor bancário angolano detectar incumprimentos durante uma inspecção pontual, em meados de agosto.

Banco de Portugal mantém a zero a exigência aos bancos de um “reserva contracíclica de fundos próprios”

O Banco de Portugal revelou o tradicional comunicado sobre a reserva contracíclica de fundos próprios, desta vez relativa ao 4.º trimestre de 2022. O supervisor vai manter a dispensa de constituição de reserva contracíclica para a banca no quatro trimestre deste ano, à semelhança do que sucedeu nos anteriores.

Merlin Properties compra sede do Novobanco na Avenida da Liberdade por 112 milhões

A informação do comprador foi confirmada pela entidade bancária esta sexta-feira em comunicado, depois de já ter avançado com o valor do negócio nas últimas semanas.
Comentários