As cidades com os táxis mais caros (e mais baratos) do mundo

A Carspring fez uma pesquisa onde elenca 80 cidades e os respetivos preços médios para utilizar o táxi. Lisboa está em 52.º lugar da lista, liderada pela Suíça, que coloca Zurique no primeiro lugar e Genebra em segundo.

Todos gostaríamos de ter connosco o nosso carro quando vamos de férias ou temos de viajar em trabalho para o estrangeiro, mas, pelos mais variados motivos, isso raramente acontece. As empresas de transporte de passageiros (com Uber ou Cabify) lutam por oferecer os preços mais competitivos, ao passo que os transportes públicos têm tarifas fixas e transparentes.

Com os táxis o caso muda de figura, com as regras locais a ditarem os preços de formas que se podem tornar confusas para os turistas. Por isso, a Carsrping, um site de venda de carros usados, realizou uma pesquisa, de onde resultou o Índice dos Preços de Táxi, um ranking de preços para a utilização do serviço de táxi um pouco por todo o mundo.

Com um preço por tarifa de três quilómetros de 22,43 euros, Zurique lidera a tabela como a cidade onde mais vale fazer algum exercício e deslocar-se a pé. Em Genebra, também na Suíça, o cenário é um pouco melhor. Para os mesmos três quilómetros, gasta “apenas” 15,57 euros, 1,40 euros mais do que terá de desembolsar do outro lado do mundo, em Tóquio, que ocupa o terceiro lugar deste ranking.

O Cairo (Egito) é onde usar o táxi é mais barato: 49 cêntimos por cada três quilómetros. Segue-se Bombaim, na Índia, com 1,24 euros e Bucareste, na Roménia, onde os mesmos três quilómetros custam 1,31 euros.

Portugal tem um representante nesta lista. A Carspring analisou os preços em Lisboa, revelando que o preço por cada 3 km é de 5,06 euros, o que garante à capital lusa o 52.º lugar entre as cidades analisadas. Ainda relativamente a Lisboa, as outras categorias em análise apontam para um custo de 14,62 euros para o transporte do aeroporto para o centro da cidade. Chamar um táxi em Lisboa custa, diz a Carspring, 3,40 euros, ao passo que cada quilómetro sai a 0,47 euros. Já manter um táxi à nossa espera é um pouco mais custoso: 14,80 euros.

Lisboa tem como modelo típico de táxi o Mercedes-Benz Classe E. o modelo alemão é também o mais utilizado pelos táxis de mais 10 cidades, num total de 24 que utilizam primordialmente modelos da marca da estrela. No segundo lugar fica a Toyota, com 14 cidades a optarem pelo construtor nipónico, sendo os modelos preferidos os Prius e Corolla. Em terceiro lugar no pódio das marcas está a Ford, eleita por 10 das cidades estudadas e onde o Mondeo reina. Merece nota, por ser caso único neste estúdio, a cidade de Graz, na Austria, onde o modelo típico de táxi é o Tesla Model S.

Para compilar este índice, a Carspring utilizou dados dos sites oficiais de cada cidade (quando disponíveis). Nas cidades onde o preço varia de acordo com a hora do dia, a distância e número de pessoas, foi feita uma média. O preço por cada 3 km tem em conta um período de espera de 20 segundos por km, para simular condições de tráfego. O preço do transporte aeroporto-centro foi calculado com base na média entre a viagem em hora de ponta e com trânsito normal. Em algumas cidades, este preço é fixo.

Recomendadas

O excesso de peso da mochila pode ser prejudicial à saúde do seu filho

É importante redobrar os cuidados e repensar nos materiais a levar para a escola, já que a mochila com peso tem um forte impacto na postura da criança.

Se é consumidor idoso, saiba como pode proteger-se de possíveis fraudes ou vendas agressivas

A DECO considera importante que o consumidor idoso se dote de toda a informação disponível, de forma a proteger-se e prevenir-se face a estas eventuais fraudes, das quais destacamos as armadilhas como a usurpação dos dados pessoais e o uso e “abuso” da assinatura. 

NOS avança com dados móveis ilimitados nos novos cartões móveis com pagamento em fatura

“A NOS oferece dados móveis ilimitados até ao final do ano a todos os clientes com novos cartões móveis com pagamento em fatura”, refere a operadora em comunicado.
Comentários