[weglot_switcher]

As hipóteses de um acordo para o Brexit não são maiores do que 50%, apontam fontes do governo britânico

A indefinição em relação a alguns pontos chave, neste caso, a política de pescas, questões concorrenciais e resolução de disputas tem arrastado o processo, que agora levará os líderes de cada lada a dialogarem diretamente.
5 Dezembro 2020, 14h40

Fontes ligadas ao Governo britânico apontam para uma probabilidade de não mais de 50% relativamente à obtenção de um acordo com a União Europeia para o Brexit, avança o The Guardian. A notícia surge numa altura em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, se preparam para iniciar conversações diretas, depois do falhanço das negociações entre as respetivas equipas.

Os dois líderes deverão falar ao telefone na tarde deste sábado, sendo que a conversa se deverá focar nos três tópicos sobre os quais recaem os desentendimentos entre as duas partes: pescas, resolução de disputas e políticas concorrenciais.

É expectável que a conversa se foque na definição das linhas vermelhas de cada lado nestes assuntos, sendo que, os europeus recusam que o grande entrave sejam a exigência por parte da UE de um período de transição mais longo para a adoção das alterações às frotas pesqueiras continentais.

Assim, as negociações chegam a um ponto que muitos já apontavam como esperado. Do lado europeu, o The Guardian fala de críticas dentro de alguns círculos diplomáticos que apontam a insistência dos responsáveis num acordo, que dá a ilusão de ser buscado a qualquer custo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.