[weglot_switcher]

ASM Industries reforça setor eólico com investimento de 4 milhões

A ASM Industries acaba de adquirir novos equipamentos de soldadura e calandragem, num investimento de quatro milhões de euros, valor este que engloba o design, fabricação, instalação e concessão do equipamento avançado de automação e formação técnica.
10 Junho 2017, 15h00

O início do funcionamento destes novos equipamentos está previsto para o último trimestre do ano, o que permitirá à ASM Industries aumentar a sua capacidade para fabrico de fundações offshore ainda em 2017. Segundo Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries, este investimento está em linha com a estratégia de crescimento, “já que fomenta a capacidade de produção e reforça o nosso posicionamento no setor da energia eólica, o que contribui ativamente para o desenvolvimento de uma indústria nacional sustentável, renovável e marítima”, acrescenta.

Para além das duas novas linhas de produção a ASM Industries adquiriu ainda uma nova calandra, máquina de curvar chapa, com capacidade máxima de 150mm, uma das maiores da Europa, posicionando-se assim com um dos principais players internacionais.

A curto prazo, a ASM Industries pretende diferenciar-se também na área das energias oceânicas, através do aumento da produção de torres eólicas e fundações offshore, apostando num novo negócio, com a designação ASM Marine Structures.

Sobre esta nova área, Adelino Costa Matos esclarece que engloba a gestão de projetos e engenharia, e envolve a construção de nova unidade exclusiva para a modalidade offshore. O projeto prevê um investimento de cerca de 25 milhões de euros, já aprovado pelo programa Portugal 2020.

A ASM Industries, subholding do Grupo A. Silva Matos, é uma estrutura empresarial exclusivamente familiar. O Grupo teve origem em 1980, quando Adelino Silva Matos fundou, com a esposa, Edite da Silva e Costa Matos, a A. Silva Matos Metalomecânica Lda., especializada em equipamentos em aço para as indústrias do gás, alimentar, petroquímica, entre outras. Hoje, a subholding da área das energias renováveis, a ASM Industries é administrada por Adelino Costa Matos, o mais novo dos três filhos do fundador. Atualmente o Grupo ASM é constituído por mais de 20 empresas, localizadas em vários países, totalizando cerca de 450 colaboradores e faturando cerca de 50 milhões de euros. O grupo é constituído por três unidades de negócio/subholdings, independentes, criando valor em cada setor de atividade onde estão inseridas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.