[weglot_switcher]

Assange perto da extradição para os EUA após perder último recurso legal

O juiz do tribunal superior do Reino Unido, o juiz Jonathan Swift, rejeitou todos os oito fundamentos do recurso de Assange contra a ordem de extradição dos EUA.
  • Peter Nicholls / Reuters
9 Junho 2023, 11h34

Julian Assange está “perigosamente perto” de ser extraditado para os EUA depois de perder o último recurso legal, segundo o “The Guardian”.

Os advogados de Assange dizem que vão recorrer da decisão no mesmo tribunal, mas crescem receios de que Assange possa passar o resto da vida na prisão por publicar milhares de documentos militares e diplomáticos confidenciais.

O juiz do tribunal superior do Reino Unido, o juiz Jonathan Swift, rejeitou todos os oito fundamentos do recurso de Assange contra a ordem de extradição dos EUA, assinada pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Priti Patel, em junho do ano passado.

A mulher de Assange admitiu que a família continua otimista “de que vencerá e que Julian não será extraditado para os Estados Unidos”.

Por sua vez, o pai de Assange, John Shipton, defendeu que os motivos do filho para uma nova audiência eram “claros, firmes e justos”.

O recurso de Assange argumentou que Patel errou na decisão de aprovar o pedido de extradição porque o pedido violava o tratado de extradição EUA-Reino Unido, que afirma que “a extradição não será concedida se o crime pelo qual a extradição for solicitada for um crime político”.

A equipa jurídica de Assange também disse que o governo dos EUA deturpou consistentemente os factos centrais do caso aos tribunais britânicos.

Depois da rejeição de Swift aos fundamentos do recurso, agora resta apenas uma etapa final nos tribunais do Reino Unido: a defesa tem cinco dias úteis para apresentar um recurso de 20 páginas a um painel de dois juízes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.