Assembleia da Madeira discute Orçamento Regional

Esta segunda-feira decorre a discussão na generalidade. Entre terça e quinta-feira o debate acontece na especialidade e na sexta-feira é feito o encerramento.

Começa hoje a discussão do Orçamento Regional e do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Madeira (PIDDAR) na Assembleia Legislativa da Madeira.

Esta segunda-feira é feita a discussão na generalidade. Entre terça e quinta-feira estes documentos são debatidos na especialidade e na sexta-feira dá-se o encerramento desta discussão.

O Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Madeira (PIDDAR) prevê 44,6% de investimento para a inovação e internacionalização, numa verba de 257 milhões de euros, e 30% para a sustentabilidade ambiental e coesão territorial num montante de 171 milhões de euros

A nível de investimento o PIDDAR contempla 6.7 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento, Inovação e Energia, 60 milhões de euros em Formação de Competências, e 79 milhões de euros em Coesão Social.

O orçamento regional espera angariar 1200 milhões de receitas. O executivo da Madeira espera uma subida na receita do IVA de 11,6%.

Relacionadas

CDS-PP alerta para Orçamento Regional “bomba-relógio”

O presidente do CDS-PP Madeira, António Lopes da Fonseca, alerta que o Orçamento Regional é um regresso a políticas que levaram à falência das contas públicas da Região e que tem laivos de inconstitucionalidade.

PCP Madeira vai propor mais medidas de cariz social para o Orçamento Regional

Entre as medidas estão o fim das taxas moderadores, manuais escolares gratuitos no 1º ciclo, e a majoração do montante do subsídio de desemprego em 10%.

Carlos Pereira defende choque fiscal na Madeira

Entre as propostas que o PS Madeira vai apresentar para o Orçamento Regional está também a redução em 20% dos custos com as PPP que permitiria uma poupança de 160 milhões de euros.

PSD Madeira destaca os oito milhões previstos no orçamento para reabilitação e apetrechamento de centros de saúde

A deputada do PSD Madeira, Josefina Carreira, refere que a saúde é e continua a ser uma prioridade para o executivo destacando a atenção dada aos cuidados primários nesta área.

Oposição critica “Orçamento à Jardim”

Desilusão é a palavra mais repetida pelos partidos. O aumento do serviço de dívida, a redução das funções sociais, as taxas de IRS e IRC são pontos críticos.
Recomendadas

Madeira: Investigadores defendem potencialidades do mar no desenvolvimento económico

O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Victor Freitas, destacou a importância do mar para o país, em particular para a Região, “que tem já muito trabalho desenvolvido”, apesar de a Secretaria do Mar só ter surgido neste último governo.

Madeira promove conferências sobre património cultural imaterial da região

A primeira conferência dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”. A segunda conferência é intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, e aborda o papel da Secretaria Regional de Turismo na preservação deste património.

Funchal já aprovou 160 mil euros dos apoios municipais “Alavancar” e “Re-Abrir”

No total, são 500 mil euros disponíveis, a fundo perdido, dos quais 32% estão aprovados.
Comentários