Assinala-se esta segunda-feira o Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de setembro, em todos os Estados-Membros da UE, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar, bem como sensibilizar o público para questões de saúde.

Celebrado com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração da Fundação Europeia do Pulmão, o Dia do Ex-Fumador procura sensibilizar para as questões de saúde relacionadas com o tabagismo.

Deixar de fumar é a melhor decisão que um fumador pode tomar para melhorar a sua saúde e a dos que o rodeiam, já que fumar é a principal causa de morte evitável.

As pessoas não fumadoras vivem, em média, mais 10 anos quando comparadas com as que continuam a fumar.

O Dia Europeu do ex-fumador celebra-se, desde 2013, a 26 de setembro, com o objetivo de celebrar a decisão de todos aqueles que deixaram de fumar.

O cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro a nível mundial. No nosso país são diagnosticados mais de 4.500 novos casos por ano e morrem 12 portugueses por dia com cancro do pulmão. A própria Organização Mundial da Saúde prevê a duplicação da taxa de mortalidade por este tipo de cancro nos próximos 25 anos.

É importante relembrar que o problema não se refere apenas ao cancro e a resposta imediata é procurar diminuir o risco deixando de fumar. Todos os esforços são válidos, a título individual ou com acompanhamento em consulta especializada.

É possível reduzir consideravelmente a possibilidade de morrer por uma doença relacionada com o tabaco se deixar de fumar antes dos 40 anos e se parar de fumar aos 54 anos existe um ganho estimado de seis anos de vida, quando comparado com um indivíduo que não deixa de fumar. Em suma, quanto mais cedo parar de fumar, mais tempo e qualidade de vida ganha.

Nunca é tarde para abandonar o tabagismo.

Recomendadas

Porto recupera um cinema icónico com a reabertura do Batalha a 9 de dezembro

O novo grande ecrã do Porto é um velho e saudoso conhecido, o Cinema Batalha, que, a partir de dia 9 de dezembro, passará a chamar-se Batalha Centro de Cinema. O centro da cidade fica a ganhar, bem como todos os amantes da Sétima Arte.

Louisville: uma iniciativa solidária de Pedro Sousa Pereira e Mário Cruz

O jornalista Pedro Sousa Pereira acaba de editar o álbum “Louisville”, com o fotojornalista Mário Cruz e vários músicos portugueses, que é “um manifesto” sobre a arte na prevenção do crime, a partir da realidade social norte-americana”. A iniciativa é um projeto solidário.

Évora é a cidade portuguesa que venceu a corrida ao título de Capital Europeia da Cultura 2027

O anúncio foi feito quarta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 16h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Évora é a cidade que vai vestir o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.
Comentários