[weglot_switcher]

Associação de produtores de vinho saúda alterações ao Relatório da Comissão Especial do Parlamento Europeu para Vencer o Cancro

Após terem sido levantadas algumas polémicas, em concreto pelo sector vitivinícola, foram votadas no Parlamento Europeu as alterações ao BECA, tendo o relatório sido aprovado.
16 Fevereiro 2022, 21h52

A associação de produtores de vinho, Fenadegas, saudou a União Europeia, após terem sido aprovadas alterações ao relatório da Comissão Especial do Parlamento Europeu para Vencer o Cancro (BECA) que, entre outras coisas, elencava o consumo de álcool como fator de risco para o desenvolvimento de patologias oncológicas.

Após terem sido levantadas algumas polémicas, em concreto pelo sector vitivinícola, foram votadas no Parlamento Europeu as alterações ao BECA, tendo o relatório sido aprovado.

Perante as mudanças, a Fenadegas, congratula-se com a votação, “pois, no decorrer de todo este processo, desenvolveu em conjunto com a representação da CONFAGRI em Bruxelas, diversos contactos com as entidades portuguesas, europeias e deputados europeus, no sentido de os sensibilizar para os efeitos negativos para o sector do vinho do que estava proposto para votação”.

“A versão inicial, de indiscutível ambição e valor, continha propostas muito penalizadoras para o sector do vinho, especialmente por serem generalistas e não enquadrarem devidamente o consumo de vinho na perspetiva de um bem, parte integrante de uma correta dieta alimentar”, acrescenta a associação.

A Fenadegas sublinha que é “construtivo num relatório de luta contra o cancro é ser considerado positiva a menção ao consumo nocivo como um factor de risco, desde que, obviamente, associado à defesa de que os alimentos e bebidas devem ser consumidos de forma regrada como parte de uma dieta saudável, rica e equilibrada”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.