Associação de Profissionais da Guarda fala em “caos” no atendimento 112 no Porto

A Associação Profissionais da Guarda (APG/GNR) referiu hoje que o serviço de atendimento do 112 que assegura as chamadas urgentes nos distritos do Norte e Centro do país está a viver um “período de caos” por falta de operacionais, o que cria “atrasos”.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da APG/GNR, César Nogueira, apontou que “o serviço de 112 do Porto deveria ter 60 operacionais, mas atualmente só conta com 46”.

Ainda de acordo com a mesma fonte, estão a ser feitos três turnos diários, cada um com seis ou oito pessoas quando todos, aponta a associação, “deveria 12 operacionais”.

“Aliás é por causa disso que existem 12 postos de trabalho no serviço. Isto foi criado no final do ano passado, início o atual [antes o serviço estava centralizado a nível nacional no posto de atendimento do Sul], mas nunca funcionou a 100%. Naturalmente que nas férias e numa fase em que há incêndios, o caos é maior”, disse César Nogueira.

A agência Lusa procurou obter uma reação junto do Ministério da Administração Interna, que remeteu para a Polícia de Segurança Pública.

No entanto, esta força policial apontou que não faria comentários sobre o tema.

Recomendadas

Autoridades aguardam decisão sobre reboque de navio que se incendiou ao largo de Leixões

O comandante do porto de Leixões afirmou hoje que aguarda a decisão entidade portuguesa que certifica os navios para saber se o navio Greta K, onde deflagrou um incêndio, pode ser rebocado, garantindo que não há risco de derrame.

Mau tempo: Lisboa prorroga protocolo com Caritas e Cruz Vermelha para apoiar famílias

A Câmara de Lisboa aprovou hoje a prorrogação do protocolo de colaboração com a Caritas e a Cruz Vermelha Portuguesa para apoiar proprietários ou arrendatários de habitações afetadas pelas cheias em dezembro, passando a vigorar até 30 de abril.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 22 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários