[weglot_switcher]

Astronautas por um dia. 30 alunos do ensino básico e secundário experimentam sensação de gravidade zero

Os finalistas de ‘Astronautas por Um Dia’ vivem esta sexta-feira, 16 de setembro, o ponto alto da iniciativa numa cerimónia de graduação na Base Aérea n.º 11, em Beja, na presença da ministra Elvira Fortunato.
16 Setembro 2022, 15h32

Três centenas de estudantes do ensino básico e secundário dão hoje vazão às emoções num voo parabólico, no qual experimentarão a sensação de gravidade zero: o que os astronautas sentem no Espaço.

Os finalistas da iniciativa Astronautas por Um Dia vivem esta sexta-feira, 16 de setembro, o ponto alto da iniciativa numa cerimónia de graduação na qual participa a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

O Airbus A310, da empresa francesa Novespace, tem partida marcada da Base Aérea n.º 11, em Beja. Metade dos participantes tem 16 anos de idade. Cinco têm 14 anos de idade, e sete têm 15. Há ainda três finalistas com 17 anos de idade. A nível geográfico, há candidatos de vários distritos, como Vila Real, Setúbal, Santarém ou Braga.

Os 30 finalistas passaram por quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências, replicando o processo de seleção de astronautas de uma Agência Espacial. A primeira etapa, para a qual 460 jovens se candidataram, avaliou a criatividade dos concorrentes. Para a segunda fase, avançaram 250 candidatos, que viram a sua perceção espacial e interpretação postas à prova. Desses, foram selecionados 125 jovens para a terceira fase, que testou as suas aptidões físicas.

Os finalistas do concurso serão embaixadores da iniciativa na sua comunidade escolar durante o ano letivo de 2022/2023, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo Espaço e promovendo o ensino nas áreas STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Astronautas por Um Dia é promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space em colaboração com a Ciência Viva e com a Força Aérea Portuguesa.

A iniciativa está alinhada com a estratégia Portugal Espaço 2030, que apela à necessidade “de estimular as competências técnicas, formando e atraindo recursos humanos qualificados, promovendo atividades com as redes colaborativas entre as instituições de ensino superior, escolas, empresas e sociedade civil”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.