“Até ao final do ano, podemos ter mais de 2.100 ventiladores no global”, garante Lacerda Sales

Além do sistema de ventilação, António Lacerda Sales frisou que Portugal dispõe de cerca de 650 camas afetas à Covid-19, com uma taxa de ocupação que andará na ordem dos 80%”

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde | António Cotrim/Pool/Lusa

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, destacou esta segunda-feira que Portugal pode superar os 2.100 ventiladores até ao final do ano no país, em entrevista aos jornalistas à margem da sua visita a Leiria para acompanhar a evolução da Covid-19 na região.

“Até ao final do ano, estamos em condições de poder ter mais de 2.100 ventiladores no global”, garantiu António Lacerda Sales admitindo “que temos tido dificuldades, como em todos os países tiveram dificuldades de aquisição”.

No entanto, o secretário de Estado adjunto, assegura que “temos feito um esforço no sentido de as aquisições serem correspondidas ou chegar o mais rápido possível a Portugal e como vê aquilo que os serviços têm respondido a unidades de cuidados intensivos”.

Sobre os ventiladores, António Lacerda Sales aponta que “não basta chegarem, é preciso serem certificados e é preciso serem reavaliados para saber se de facto tudo está a funcionar em pleno. Há cerca de 204 nestas condições”. O governante sublinhou que os ventiladores serão entregues aos hospitais e que depois terá de ser feita uma avaliação.

Além do sistema de ventilação, António Lacerda Sales frisou que “neste momento, temos cerca de 650 camas afetas à Covid-19, com uma taxa de ocupação que andará na ordem dos 80%”. O secretário de Estado adjunto considerou também que “o Serviço Nacional de Saúde tem respondido com resistência e resiliência” aos desafios que têm sido impostos pela pandemia.

Quanto à possível influência que o número de infeções e óbitos poderá ter na reavaliação das medidas para o período do Natal em Conselho de Ministros, Lacerda Sales explicou que “as medidas serão em função dessa e de outras matérias que estão neste momento em questão”. Para a época natalícia deixou um recado aos portugueses: “O comportamento de cada um de nos será decisivo naquele que é o nosso sucesso coletivo”.

Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários