Até dia 12 Bruxelas decide sobre projetos orçamentais

A Comissão Europeia deverá tomar uma decisão final sobre as propostas dos Orçamentos do Estado nacionais até 12 de novembro, para poder ser discutida pelos ministros das Finanças no Eurogrupo de 21 de novembro, segundo uma fonte europeia. Apesar de Bruxelas ter formalmente até 30 de novembro para emitir os pareceres finais sobre os projetos […]

A Comissão Europeia deverá tomar uma decisão final sobre as propostas dos Orçamentos do Estado nacionais até 12 de novembro, para poder ser discutida pelos ministros das Finanças no Eurogrupo de 21 de novembro, segundo uma fonte europeia.

Apesar de Bruxelas ter formalmente até 30 de novembro para emitir os pareceres finais sobre os projetos orçamentais apresentados pelos governos, para que os ministros das Finanças da zona euro os possam discutir e adotar na reunião extraordinária do Eurogrupo de 21 de novembro, a Comissão Europeia deverá tomar uma posição na reunião do colégio de comissários de 12 de novembro, de acordo com a mesma fonte.

Os pareceres finais levarão em conta as previsões macroeconómicas de outono da Comissão Europeia, que serão divulgadas esta terça-feira.

A proposta do Governo português de Orçamento do Estado aponta para um défice orçamental de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e um crescimento económico de 1,5% no próximo ano.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.