Atena Equity Partners adquire farmacêutica Sidefarma

Com mais de 40 anos de experiência, a empresa nacional comercializa e fabrica formas farmacêuticas próprias e de terceiros, empregando mais de 100 colaboradores.

A Atena Equity Partners concretizou a aquisição da farmacêutica Sidefarma – Sociedade Industrial de Expansão Farmacêutica, empresa portuguesa especialista na comercialização e fabrico de formas farmacêuticas próprias e de terceiros.

Com mais de 40 anos de experiência tecnológica na indústria farmacêutica, a Sidefarma deverá registar um volume de negócios de 12 milhões de euros em 2021, empregando mais de 100 colaboradores.

A empresa conta com uma unidade fabril na Grande Lisboa, cuja capacidade foi expandida nos últimos anos, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado português, mas também contribuindo para o crescimento das exportações. Para além de produtos próprios a Sidefarma trabalha em regime de contract manufacturing para algumas das principais empresas mundiais do sector. Entre os produtos fabricados e comercializados estão medicamentos sujeitos a receita médica e não sujeitos a receita médica, suplementos alimentares, cosméticos, dispositivos médicos, medicamentos hospitalares e biocida.

Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, afirma, citado em comunicado oficial, que “a área da saúde regista uma procura crescente a nível mundial e a Sidefarma é uma empresa de forte potencial que nos permite explorar esta tendência. Com as suas competências fabris e tecnológicas, a empresa pode aproveitar o crescimento sustentado do sector farmacêutico, tanto a nível nacional como internacional”. E revela: “A estratégia prevê a potenciação da capacidade instalada, o reforço da equipa de gestão, a melhoria continua de processos e a dinamização da atividade comercial”.

A Sidefarma vem reforçar o portefólio de investimentos do Fundo Atena II, que em 2021 já concretizou, entre outras operações, a aquisição do Hospital Particular de Almada, unidade hospital de referência na margem sul de Lisboa.

A Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores. Os seus fundos apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs. A aquisição da Sidefarma enquadra-se no âmbito da temática da sucessão empresarial, tendo os anteriores acionistas reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação da empresa à Atena Equity Partners.

Recomendadas

Empresas precisam de mudanças que deem sinal de esperança, diz bastonária dos contabilistas

Paula Franco tem “expectativa” de que no próximo Orçamento do Estado sejamos “surpreendidos com medidas que aumentem a confiança”.

Transição climática é prioridade para grandes empresas

Sonae, CTT, NOS e Altri têm estratégias consolidadas no combate às alterações climáticas e querem com as suas práticas influenciar toda a cadeia de valor. O JE foi conhecer as metas traçadas e as medidas para as atingir.

Vila Galé Collection Braga considerado o hotel mais marcante da Europa nos ‘Óscares do Turismo’

Com um investimento de oito milhões de euros, o Vila Galé Collection Braga resulta da reconversão do complexo do antigo hospital de São Marcos, que estava desocupado desde 2011, permitindo assim a requalificação de um imóvel de interesse público, datado de 1508.
Comentários