O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras vai solicitar a convocação urgente de uma cimeira europeia para domingo caso falhe o pedido de Atenas para um prolongamento do financiamento do país pela UE, indicou hoje fonte governamental.
“O primeiro-ministro informou o presidente do Conselho europeu, Donald Tusk, que a Grécia vai pedir uma cimeira europeia urgente da UE para domingo caso não seja obtido um resultado positivo nas discussões do Eurogrupo”, referiu o responsável governamental citado pela agência noticiosa AFP.
Atenas anunciou esta intenção num momento em que permanecem reunidos em Bruxelas os ministros das Finanças da zona euro para tentar um acordo sobre os termos da futura ajuda da UE à Grécia, e conciliar a posição dos gregos com as posições mais intransigentes de alguns parceiros, em particular a Alemanha.
O Governo grego, dominado pela esquerda radical após as legislativas de 25 de janeiro, deseja adotar leis sociais contrárias ao espírito de austeridade do programa de resgate, e apresentar de seguida um plano de reformas em colaboração com os atuais credores, após garantir uma extensão por seis meses do acordo com o Fundo Europeu de Estabilidade.
OJE/Lusa