[weglot_switcher]

Atenção, contribuinte. Esta app permite perceber se reembolso do IRS já vai a caminho

Ainda não recebeu o reembolso do IRS? Há uma app da Autoridade Tributária que pode ajudá-lo a perceber se a transferência vem a caminho ou não. Para aceder, tem de apresentar NIF e senha do Portal das Finanças.
20 Abril 2023, 10h17

A campanha de IRS relativa aos rendimentos do último ano está em curso e há já contribuintes que receberam os reembolsos, mas se não está entre esses portugueses há uma aplicação móvel que pode ajudá-lo a perceber se a transferência da Autoridade Tributária (AT) está ou não a caminho. Chama-se Situação Fiscal – Pagamento e, entre outras funcionalidades, permite-lhe perceber a situação dos reembolsos.

Criada há já alguns anos, esta app visa permita aos contribuintes pagarem os seus impostos através do telemóvel de forma “cómoda, simples e segura”, nas palavras da AT, bem como consultar os dados de identificação e consultar a situação dos reembolsos.

https://jornaleconomico.pt/noticias/agendar-para-sabado-ja-pode-entregar-o-irs-siga-estas-dicas-para-maximizar-o-reembolso-1013010

A aplicação está disponível tanto da App Store, para produtos eletrónicos da Apple, como na Google Play, para equipamentos Android. No primeiro caso, basta procura “Sit. Fiscal – Pagamentos”, explica o Fisco. Já no segundo caso, deve pesquisar “Situação Fiscal – Pagamentos”.

Para ter acesso às referidas funcionalidades tem de, primeiro, preencher o seu número de identificação fiscal e a senha de acesso ao Portal das Finanças. Sem estes dados, não consegue avançar.

Depois de ter concluído este passo, é-lhe apresentado um ecrã dividido em quatro partes: pagamentos, reembolsos, dados de identificação e Portal das Finanças.

Se quiser perceber se o reembolso do IRS já foi emitido, deve carregar na segunda dessas áreas, sendo que essa informação também está disponível no Portal das Finanças.

Segundo o Fisco, nessa área, é apresentada a lista de reembolsos emitidos, pagos, cancelados ou reativados.

A campanha de IRS decorre até ao final de junho. Os contribuintes portugueses têm, então, de entregar a sua declaração relativa aos rendimentos obtidos em 2023. Mesmo que tenha IRS Automático, os fiscalistas aconselham a que vá ao Portal das Finanças verificar os dados que o Fisco recolheu para garantir que estão corretos. O Jornal Económico reuniu aqui dicas para que a campanha lhe corra bem.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.