[weglot_switcher]

Atenção, Portugal: Há mais países europeus a disputar fábrica da Tesla

Depois de o executivo português ter manifestado interesse em receber a fábrica da Tesla, Holanda, Espanha e França alistam-se ao lado de Portugal na disputa pela ‘Gigafábrica’.
2 Dezembro 2016, 16h41

Holanda, Espanha e França já se posicionaram ao lado de Portugal na luta pela ‘Gigafábrica’ da Tesla.

Depois do executivo de António Costa ter estabelecido conversações no sentido de receber a fábrica da empresa norte-americana em Portugal, sabe-se agora que o governo holandês estará interessado em somar outra fábrica da Tesla ao país. A cidade de Tilburgo integra já uma fábrica de montagem da multinacional norte-americana.

Nas palavras do ministro da Economia do país, o seu executivo vai “certamente esforçar-se para trazer a fábrica para os Países Baixos”, pode ler-se numa carta dirigida ao Parlamento. No mesmo escrito, o membro do governo holandês deixou claro que o investimento “irá reforçar o sector automóvel na província do Brabante e noutras regiões dos Países Baixos”, de acordo com informação do site noticioso NU,

no final do mês passado.

Além dos Países Baixos, a Xunta da Galiza já tinha mostrado intenções de receber a fábrica, depois de, em junho, ter assumido que está atenta ao investimento. A cidade de Paterna, nas proximidades de Valência, lançou em meados deste ano uma campanha para atrair a fábrica à região, contando com o apoio do Executivo da Comunidade Valenciana. De forma a alicerçar as a probabilidade de conseguir o investimento, a Xunta da Galiza recordou que a região conta também com uma fábrica da Ford e que existe um porto mediterrâneo naquela zona.

Em França, Ségolène Royal, ministra da Energia, aludiu à fixação da nova fábrica da Tesla numa antiga central nuclear em Alsácia. Segundo informação do site Electrek, o executivo francês tinha planeado uma reunião com a empresa norte-americana.

Por cá, várias autarquias portuguesas mostraram interesse em receber a fábrica da Tesla, entre as quais Palmela, Mangualde e Torres Vedras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.