[weglot_switcher]

Atenção, startups da economia azul. Já abriram novas inscrições do programa de aceleração Blue Bio Value

A iniciativa da Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Bluebio Alliance, pretende contribuir para o desenvolvimento de novos modelos económicos com impacto positivo na sustentabilidade dos oceanos. Candidaturas decorrem até maio.
  • Jeremy Bishop on Unsplash
11 Abril 2022, 19h39

O programa de aceleração Blue Bio Value, promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, avançou para uma quinta edição. As candidaturas de startups e projetos ligados à bioeconomia e biotecnologia do mar já abriram e decorrem até ao próximo dia 30 de maio no website oficial.

“O Blue Bio Value é um passo importante para o crescimento de uma bioeconomia azul. Só assim poderemos chegar a um novo modelo de desenvolvimento não destrutivo do capital natural, que contribua para a sustentabilidade do oceano e que, em simultâneo, seja economicamente viável”, defende José Soares dos Santos, presidente da Fundação Oceano Azul, em comunicado.

Através do Blue Bio Value, a dupla de fundações, em parceria com a Bluebio Alliance, pretende contribuir para o desenvolvimento de novos modelos económicos com impacto positivo na sustentabilidade dos oceanos, ou seja, associar recursos biológicos marinhos com os princípios da economia circular.

Entre as soluções sustentáveis que participaram anteriormente estão, por exemplo, cerâmicas feitas a partir de escamas de peixe; plásticos biodegradáveis criados com espinhas e outros restos de processamento de pescado; têxtis obtidos a partir de plantas halófitas encontradas em sapais ou cosméticos com compostos ativos extraídos de algas. Agora, o objetivo é encontrar novas ideias/empresas de todo o mundo.

Para Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, “o programa Blue Bio Value tem apostado na valorização do capital natural azul no apoio a iniciativas dedicadas à descoberta de novas utilizações sustentáveis dos recursos marinhos, criando ainda condições para que o mercado absorva as soluções mais inovadoras na área da biotecnologia azul” e “tem colocado Portugal não só num papel de destaque entre os impulsionadores do enorme potencial do oceano, mas também na liderança mundial da bioeconomia e biotecnologia azul.”

Lançado em 2018, o Blue Bio Value – que é implementado pela empresa de investimento de impacto MAZE – acelerou 59 empresas de 19 nacionalidades, com o apoio de cerca de 50 mentores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.