[weglot_switcher]

Atentados com computadores durante um voo? “a questão não é se vai acontecer, é quando”

Jean-Paul Laborde afirmou que embora seja possível que Estado Islâmico possa carecer de capacidade técnica para preparar atentados desse tipo, os jihadistas podem recorrer à perícia de outras organizações criminais.
19 Maio 2017, 12h54

O diretor executivo do Comité Antiterrorista do Conselho de Segurança da ONU, Jean-Paul Laborde, alertou que a ameaça de atentados terroristas com computadores ou tablets durante um voo é real. “A questão não é se vai acontecer, é quando”, declarou Laborde, citado pela BBC News.

Jean-Paul Laborde declarou na última quinta-feira, numa entrevista coletiva concedida em Bruxelas, que a ameaça de atentados terroristas com computadores ou tablets em voo é uma realidade, embora seja difícil avaliar quando os jihadistas terão essa capacidade de operar.

Em declarações à Agência Efe, o diretor acrescentou que esse tipo de atentado pode acontecer no prazo de “um, dois ou três anos” e ressaltou que parte do perigo que acarreta se deve à existência de voos com conexão à internet.

As restrições dos Estados Unidos, introduzidas em março, exigem que os dispositivos eletrónicos sejam maiores que um smartphone nas cabines de voos da Turquia, Marrocos, Jordânia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Arábia Saudita e Kuwait.

O Reino Unido emitiu uma proibição similar de voos provenientes de seis países.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.