Atividade turística cresce mas duração da estada diminui em outubro

A contribuir para a redução do número de dormidas esteve uma parte do mercado muito importante para Portugal: o mercado britânico, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O volume de hóspedes nos hotéis nacionais cresceu 0,7%, para dois milhões, enquanto o total de dormidas decresceu 0,17%, para 5,4 milhões, em outubro, de acordo com os dados da atividade turística  do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta sexta-feira.

Os espaços hoteleiros registaram mais hóspedes, mas a duração da estada diminuiu. A estada média foi de 2,70 noites (-0,8%) e a taxa média de ocupação caiu para 53,8%.

Nos dez primeiros meses deste ano, ficaram instalados 18,5 hóspedes nas unidade portuguesas, o que representa um crescimento moderado de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas dormidas, a tendência é contrária, registando-se uma diminuição de 0,5%, sendo os estrangeiros os que mais contribuíram para a quebra.

A contribuir para a redução do número de dormidas esteve uma parte do mercado muito importante para Portugal: o mercado britânico, que pesa 20,2% do total das dormidas de não residentes em Portugal. De acordo com o INE, houve um decréscimo de 2,3% em outubro no número de dormidas de hóspedes britânicos.

Desde o início do ano, o número de visitantes britânicos não passou dos 1,6 milhões, tendo encolhido 8,7%. Alemães e franceses foram 1,1 milhões e 1,2 milhões (-4,4% e -2,4%, respetivamente).

Recomendadas

Bruxelas com resposta adequada às “distorções” da lei da inflação nos EUA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu este domingo uma resposta “adequada e bem calibrada” para mitigar as “distorções” da lei norte-americana para a redução da inflação.

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.
Comentários