As atletas transgénero na Alemanha vão poder escolher entre o futebol masculino e o feminino. A federação alemã de futebol (DFB) aprovou na quinta-feira um regulamento que se aplica também a pessoas intersexo e não-binárias e permite que façam elas próprias a escolha.
As regras vão entrar em vigor já na próxima temporada e vão ser aplicadas às competições de formação, futsal e futebol amador.
“Desde que a atividade desportiva não afete a saúde das atletas enquanto estão a tomar medicação, podem tomar parte no jogo”, informou a DFB.
Sabine Mammitzsch, que regulariza o futebol masculino e feminino em nome da DFB, fez saber que houve no passado múltiplas reclamações acerca de “incertezas” sobre estas atletas.
Uma decisão que contraria a tendência recente do mundo do desporto. Na segunda feira, foi a Federação Internacional de Natação a excluir as atletas transgénero, a que se seguiu, no dia seguinte, a decisão da Liga Internacional de rugby, que afastou as atletas transgénero das provas femininas.