Atletas transgénero na Alemanha vão poder escolher entre futebol masculino e feminino

O futebol alemão está a resistir à tendência recente (visível na natação e no rugby) de impedir as atletas transgénero de competirem em provas femininas. Novas regras vão entrar em vigor na próxima temporada.

As atletas transgénero na Alemanha vão poder escolher entre o futebol masculino e o feminino. A federação alemã de futebol (DFB) aprovou na quinta-feira um regulamento que se aplica também a pessoas intersexo e não-binárias e permite que façam elas próprias a escolha.

As regras vão entrar em vigor já na próxima temporada e vão ser aplicadas às competições de formação, futsal e futebol amador.

“Desde que a atividade desportiva não afete a saúde das atletas enquanto estão a tomar medicação, podem tomar parte no jogo”, informou a DFB.

Sabine Mammitzsch, que regulariza o futebol masculino e feminino em nome da DFB, fez saber que houve no passado múltiplas reclamações acerca de “incertezas” sobre estas atletas.

Uma decisão que contraria a tendência recente do mundo do desporto. Na segunda feira, foi a Federação Internacional de Natação a excluir as atletas transgénero, a que se seguiu, no dia seguinte, a decisão da Liga Internacional de rugby, que afastou as atletas transgénero das provas femininas.

Recomendadas

Portugal goleia França por 8-2 e lidera Liga Europeia de futebol de praia

A seleção portuguesa de futebol de praia goleou hoje a congénere francesa, por 8-2, na segunda jornada do grupo A da Liga Europeia da especialidade.

Wimbledon: Nadal bate Sonego e apura-se para os oitavos de final

O tenista espanhol Rafael Nadal, número quatro mundial e recordista de ‘Grand Slams’, apurou-se hoje para os oitavos de final de Wimbledon, o terceiro ‘major’ da temporada, ao eliminar o italiano Lorenzo Sonego em três ‘sets’.

Félix da Costa foi segundo em Marraquexe na Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi hoje segundo classificado na 10.ª prova do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, disputada em Marraquexe, Marrocos.
Comentários