[weglot_switcher]

Atual direção da Portugal Fresh renova mandato até 2022

As prioridades deste organização para o triénio 2020/2022 irão centrar-se no aumento do consumo interno, na consolidação e crescimento das exportações e na sustentabilidade.
23 Julho 2020, 19h54

A actual direção da Portugal Fresh, presidida por Gonçalo Santos Andrade, renovou o seu mandato, até 2022.

“Após a realização de uma assembleia-geral eleitoral, a atual direção da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, presidida por Gonçalo Santos Andrade, viu o seu mandato renovado para o próximo período de três anos. A composição dos órgãos sociais mantém-se praticamente inalterada face ao mandato anterior”, adianta um comunicado desta organização.

De acordo com este documento, as prioridades para o triénio 2020/2022 irão centrar-se no aumento do consumo interno, na consolidação e crescimento das exportações e na sustentabilidade.

Gonçalo Santos Andrade, presidente reeleito da organização, afirma que “a Portugal Fresh continuará a trabalhar em prol da valorização da origem ‘Portugal’ e das características únicas dos nossos produtos hortofrutícolas, plantas ornamentais e flores”.

“Tem sido essa a tónica da nossa atividade, ao longo de uma década de história, e tem dado frutos: entre 2010 e 2019, as exportações do setor mais do que duplicaram. Atualmente, a produção de frutas, legumes e flores já representa 1,5% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional, sendo que as vendas ao exterior valem mais de metade desse valor. É nossa missão manter esta rota de crescimento, ainda que no atual contexto tenhamos diante de nós, bem sabemos, desafios acrescidos”, acrescenta aquele responsável.

A fileira representada pela Portugal Fresh pretende, em 2030, atingir exportações no valor de 2.500 milhões de euros.

A Portugal Fresh sublinha ainda que, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento do setor, de janeiro a maio deste ano, face ao período homólogo de 2019, é de 7% em valor e 6% em quantidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.