Agressivo, desportivo e empolgante. Testámos na serrania do Sintra o motor de 3 cilindros 1,4 TDI. Respostas muito boas em estradas difíceis, algum ruído de fundo (é o de três cilindros), mas resposta global muito boa. O preço e as normas ambientais são outros atributos de força.
O motor 1.4 TDI debita uma potência de 90 Cv (66 kW) e um binário máximo de 230 Nm entre as 1.500 e as 2.500 rpm. Este motor acelera o Audi A1 equipado com caixa manual ou S tronic de 0-100 km/h em 11,4 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 182 km/h. O seu consumo, segundo a norma NEDC, é de apenas 3,4 l/100 km (com caixa S tronic: 3,6 litros), equivalente a emissões de CO2 de 89 g/km (94 g/km).
O motor 1.4 TDI tem uma cilindrada de 1.422 cm3. O cárater foi produzido numa liga de alumínio e silício – uma grande exceção entre os mais diretos concorrentes – e pesa apenas 17 kg; no total o motor pesa apenas 132 kg. As camisas dos êmbolos foram fabricadas em ferro fundido e foram unidas termicamente, o que permitiu reduzir o peso dos êmbolos e das bielas. A folga dos êmbolos, o contorno dos segmentos e a pré-tensão dos segmentos foi otimizada para reduzir as perdas de potência por atrito, refere a marca. Os motores TDI (o novo 1.4 TDI ultra com 3 cilindros e o 1.6 TDI revisto) são baseados na plataforma modular diesel (MDB) do Grupo Volkswagen. Ambos os motores combinam um grande poder de aceleração com um extraordinário rendimento de andamento e um consumo mínimo.
Em termos de imagem exterior há mudanças. A versão de 3 portas, com um comprimento de 3,975 metros, é 19 mm maior que o modelo anterior devido aos novos para-choques. A distância entre eixos é de 2,469 metros e as distâncias entre o certo da roda e as extremidades é curta. O pilar B encontra-se cerca de 23 centímetros mais atrás e o tejadilho é 80 mm mais longo, aumentando o espaço à altura da cabeça para os ocupantes do banco traseiro.
O estilo dos dois modelos compactos é agora visivelmente mais desportivo. A grelha Singleframe domina a parte dianteira. É mais larga e os seus contornos são mais pronunciados do que anteriormente. Os grupos óticos apresentam um novo desenho e destacam um corte plano em forma de cunha no seu interior e estão também disponíveis com tecnologia xénon plus, em opção. O para-choques destaca contornos mais acentuados e as entradas de ar e os faróis de nevoeiro (de série na linha Sport) sofreram alterações.
Na vista lateral, o A1 é aparentemente mais comprido e desportivo. O arco do tejadilho, com um desenho diferente em cada modelo, determina a silhueta. O capot do motor “abraça” a zona superior o para-choque dianteiro.
O infotainment e o Audi connect
O programa de infotainment para os novos Audi A1 e A1 Sportback foi concebido como sistema modular. A sua base é o rádio Audi de série com quatro altifalantes. O módulo imediato é o rádio MMI com sintonizador triplo, leitor de cartões SD, ligação AUX-IN e oito altifalantes; incorpora já a lógica de manuseamento MMI e o monitor de bordo rebatível de 6,5 polegadas. Como complemento para o sistema de rádio MMI é proposto o pacote Connectivity, que integra um interface Bluetooth e o Audi music interface (AMI) para a ligação de um reprodutor portátil. O pacote Connectivity também está disponível como parte do pacote media, juntamente com o volante de couro multifunções e o sistema de informação ao condutor.
O módulo de topo de gama desta oferta é o sistema MMI de navegação plus. O sistema pode armazenar 20 GB de dados de música, integra dois leitores de cartões, o interface AMI, um interface Bluetooth, um reprodutor de CD/DVD e controlo por voz.
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