[weglot_switcher]

Aumento de tentativas de assassinato a autoridades pró-russas sugere maior resistência, dizem EUA

Em causa estão ações circunscritas a Kherson, mas as autoridades norteamericanas acreditam que o movimento de insurgência à ocupação russa possa deflagrar em toda a Ucrânia.
  • Bucha, Ucrânia
2 Julho 2022, 08h17

Um trio de tentativas de assassinato contra autoridades pró-Rússia nas últimas duas semanas sugere um crescente movimento de resistência no sul da Ucrânia que se pode transformar numa contrainsurgência mais ampla, desafiadora da capacidade russa de controlar os territórios recém-capturado no país, dizem os EUA, de acordo com a “CNN”.

As autoridades de Washington têm essa crença, embora se tratem, até à data, de apenas alguns incidentes isolados na cidade de Kherson.

O Kremlin “enfrenta uma crescente atividade partidária no sul da Ucrânia”, disse a diretora de inteligência nacional, Avril Haines, durante uma conferência na quarta-feira.

Os Estados Unidos acreditam que a Rússia não tem forças suficientes em Kherson para ocupar e controlar efetivamente a região, especialmente depois de retirar forças da área para a luta a leste em Donbas, segundo uma autoridade dos EUA. Outro funcionário disse que a medida pode ter fornecido aos guerrilheiros ucranianos uma janela para atacar autoridades russas instaladas localmente. Ademais, a Ucrânia também realizou contra-ataques limitados perto de Kherson.

A região é fundamental para o controlo da costa do Mar Negro da Ucrânia, que dá acesso à península da Crimeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.