[weglot_switcher]

Autárquicas: Jerónimo de Sousa diz que CDU vai apoiar todas as propostas que considerar “positivas para as populações” (com áudio)

“Houve eleições, e poderia referir o caso de Lisboa, poderíamos somar outros, mas aquilo que nos anima mais do que qualquer conceção é [agir] perante problemas concretos, propostas concretas”, afirmou o líder comunista.
  • António Pedro Santos/Lusa
29 Setembro 2021, 11h52

O líder do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, garantiu, que a CDU vai apoiar todas as propostas que considerem “positivas para a população”, num balanço sobre os resultados autárquicos.

As declarações aos jornalistas foram feitas depois do porta-voz do PCP ter-se reunido com o comité central do partido para obterem conclusões quanto aos resultados das eleições eleitorais.

“Houve eleições, e poderia referir o caso de Lisboa, poderíamos somar outros, mas aquilo que nos anima mais do que qualquer conceção é [agir] perante problemas concretos, propostas concretas e assim decidiremos e determinaremos com a nossa própria autonomia”, disse o comunista, acrescentando que a CDU estará a favor de “tudo o que acharmos positivo para as populações independentemente da origem da proposta terá a nossa posição a favor”.

No entanto, Jerónimo de Sousa não deixou de avisar que: “Aquilo que for para contrariar os interesses das populações naturalmente e independentemente dos proponentes decidiremos em conformidade, portanto aquilo que nos parecer negativo”.

O discurso do líder do PCP está em linha com o do de João Ferreira e as declarações surgem depois daquele que era o candidato à Câmara Municipal de Lisboa da CDU, onde conseguiu conquistar dois vereadores, ter comentado futuras negociações nas redes sociais. 

No Twitter João Ferreira escreveu que: “A CDU proporá e apoiará todas as medidas que considere positivas, ao mesmo tempo que rejeitará e combaterá tudo o que for negativo para Lisboa e para quem nela vive e trabalha”.

De recordar que nas eleições autárquicas de 2021 o PCP perdeu três bastiões comunistas que mantinha desde 1976 e seis resistiram. O distrito de Évora foi onde a CDU sofreu as maiores perdas com quatro autarquias a passarem para as mãos do PS e PSD.

Na noite das eleições, Jerónimo de Sousa, num primeiro balanço sobre os resultados autárquicos, admitiu que os objetivos da CDU tinha ficado “aquém” do pretendido. 

“O resultado, sem prejuízo da sua expressão nacional, ficou aquém dos objetivos colocados”, disse o líder comunista, defendendo que “a CDU, independentemente de perdas, confirma-se como uma grande força de poder local”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.