Autoeuropa ajudou a desenvolver a região de Setúbal em 25 anos

Lançada há 25 anos, a primeira pedra da unidade da Autoeuropa deu origem à maior fábrica de automóveis em Portugal.

A fábrica da Volkswagen tem sido importante para a região de Setúbal e para o país, dado que as exportações da Autoeuropa representam, segundo dados do ano passado, um ponto percentual do PIB.

A empresa gera atratividade sobre outras firmas estrangeiras como a Schenellecke, Bentler, SAS Automotive Systems, Vanpro, Action e Wheels, e as portuguesas Palmetal e Inapal Plásticos, entre outras.

O autarca de Palmela Álvaro Amaro reconhece o impacto que a empresa teve na transformação do seu município, que há 25 anos era apenas um concelho rural e que hoje tem o maior cluster do setor automóvel em Portugal.

O presidente da Câmara destaca os efeitos na criação de emprego e o contributo para a transfiguração do concelho. À agência Lusa, Álvaro Amaro refere que, com a vinda da Autoeuropa, se constituiu “uma zona industrial, logística, perto de acessibilidades e de nós e de eixos fundamentais, para continuar a promover a atratividade de novas empresas”.

O coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, também não tem dúvidas de que a fábrica tem sido muito importante para o desenvolvimento económico e para os trabalhadores da região ao longo dos últimos 25 anos.

“Trabalham para a Autoeuropa, direta ou indiretamente, cerca de oito mil pessoas, de norte a sul do país”, afirmou o responsável, que só consegue imaginar um “futuro muito triste” sem a fábrica de Palmela.

De acordo com o que explicou à comunicação social, “a Autoeuropa vai admitir mais 1.100 trabalhadores, a juntar aos 3.600 que já tem neste momento”. A propósito das perspectivas para o futuro, António Chora não tem dúvidas de que “será risonho”. Na sua opinião, “vai depender, como sempre, no caso desta empresa, de se saber se o carro é bem aceite ou não”.

Relacionadas

Novo bólide da Volskwagen vai ser produzido na Autoeuropa

O novo SUV a produzir em Portugal pela VW, vai ser apresentado em Março de 2017 no Salão de Genebra. Deverá ter o nome do protótipo que o antecipou: ‘T-Roc’.
Recomendadas

Bruxelas quer que plataformas passem a cobrar IVA para evitar concorrência desleal

De acordo com as atuais regras de IVA, são os próprios prestadores de serviço – sejam motoristas ou donos de alojamento local – que são obrigados a coletar o IVA e a remiti-lo para as autoridades tributárias do seu país.

UE dá luz verde a entrada de Croácia no espaço Schengen

Com esta aprovação, pelos ministros dos Assuntos Internos da UE, seguindo a recomendação da Comissão Europeia de 16 de novembro, a Croácia deixará de ter fronteiras internas com os outros países do espaço Schengen.

Trabalhadores do MNE português no Brasil vão ter atualização salarial de 48,9%

Os trabalhadores nos postos consulares e missões diplomáticas no Brasil vão ter as suas remunerações atualizadas em 48,9%, a mesma percentagem da depreciação monetária acumulada do real, segundo legislação publicada em Diário da República.
Comentários