[weglot_switcher]

Autoridade Marítima deteta caravelas-portuguesas na Costa Sul da Madeira e alerta população para evitar contacto

A Autoridade Marítima diz que o veneno destas caravelas-portuguesas é perigoso. Os sintomas da picada são dor forte e sensação de queimadura e ainda irritação, vermelhidão, inchaço, e comichão.
12 Março 2018, 13h11

A Autoridade Marítima detectou na Costa Sul da Madeira caravelas-portuguesas com maior expressão na orla costeira entre a Ponta Gorda e o Lido. O mesmo organismo alerta a população para evitar o contacto com estas criaturas do mar.

É deixado o alerta pela Autoridade Marítima numa situação em que se aviste caravelas-portuguesas para se evitar contacto.

A Autoridade Marítima refere que o seu veneno é perigoso.

“Os sintomas da picada são dor forte e sensação de queimadura e ainda irritação, vermelhidão, inchaço, e comichão”, diz a Autoridade Marítima.

Em caso de contacto com uma caravela-portuguesa a Autoridade Marítima recomenda que “não se coçe ou esfregue a zona atingida”, “não se use água doce, alcóol ou amónia”, “não colocar ligaduras”, “lavar com cuidado com soro fisiológico”, “retirar com cuidado os tentáculos da água viva utilizando luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico”, “aplicar vinagre na zona atingida”, “aplicar bandas quentes ou água para aliviar a dor”, “recorrer a ajuda médica”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.