[weglot_switcher]

Autoridades britânicas fazem 16ª detenção ligada ao ataque bombista de Manchester

Sobe assim para 16 o número de pessoas atualmente detidas no âmbito das investigações sobre este atentado. Os detidos por ligações a grupos terroristas têm idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos.
29 Maio 2017, 10h10

A polícia britânica confirmou esta segunda-feira ter feito mais uma detenção relacionada com o atentado na Manchester Arena da passada segunda-feira, dia 22. Trata-se de um home de 23 anos, detido em Shoreham-by-Sea, Sussex, no sul do Reino Unido, que já estava referenciado por “infringir as leis antiterroristas”.

Sobe assim para 16 o número de pessoas atualmente detidas no âmbito das investigações sobre este atentado, de acordo com a polícia da região de Manchester. Os detidos têm idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos. Entre eles estão Ismail Abedi, irmão do terrorista suicida Salman Abedi, o presumível responsável pelo atentado de dia 22 e um outro irmão detido na Líbia. Também os seu pai, Ramadán Abedi, foi levado pelas autoridades por alegadas ligações ao grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico.

Dois homens foram entretanto libertados e 14 permanecem sob custódia das autoridades.

Recorde-se que na passada segunda-feira, dia 22, um bombista suicida fez-se explodir à saída do concerto da cantora Ariana Grande, na Manchester Arena. Pelo menos 22 pessoas terão morrido. As vítimas são na sua maioria crianças e jovens com menos de 16 anos. Este é já considerado o pior atentado terrorista desde os ataques de julho de 2005 em Londres.

O país declarou estado de emergência perante o risco de “ameaça iminente” de ser alvo de um novo ataque terrorista. A segurança e patrulhamento policial está a ser reforçada em todo o Reino Unido. Este é o segundo país do Ocidente com mais combatentes nas fileiras do autoproclamado Estado Islâmico. Desde 2014, partiram para a Síria mais de 800 britânicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.