[weglot_switcher]

Autoridades portuguesas preparam-se para regresso dos jihadistas

Embora o número de cidadãos portugueses que se juntaram ao grupo terrorista seja menor do que noutros países europeus, a polícia e as entidades de apoio social estão a receber formação para lidar com aquele que é considerado um dos maiores riscos para a segurança europeia.
19 Novembro 2017, 12h18

As autoridades estão a acompanhar e a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do autoproclamado Estado Islâmico. Embora o número de cidadãos portugueses que se juntaram ao grupo terrorista seja menor do que noutros países europeus, a polícia e as entidades de apoio social estão a receber formação para lidar com aquele que é considerado um dos maiores riscos para a segurança europeia, avança o jornal ‘Diário de Notícias’.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em outros países da Europa, a Polícia Judiciária (PJ), que tem competência exclusiva de investigação do terrorismo, tem promovido várias ações para prevenir e combater a radicalização extremista. Em outubro, a PJ realizou no país um encontro europeu , que teve como protagonistas os peritos da Radicalisation Awarness Network (RAN), uma organização que apoia as autoridades de toda a Europa nos casos de terrorismo. O evento contou com a participação da PSP, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a GNR e o Instituto de Apoio à Criança (IAC).

“A RAN entende que as autoridades de aplicação da lei, as famílias e os profissionais que mais de perto lidam e trabalham com estruturas familiares podem ser parceiros poderosos e importantes na prevenção da radicalização”, explica fonte oficial da PJ ao ‘DN’. “Todas essas entidades empenham-se no desenvolvimento de uma sociedade segura prevenindo e evitando o envolvimento das crianças e dos jovens em geral em atividades desviantes e delituosas”.

O presidente do Observatório para a Segurança, Terrorismo e Criminalidade Organizada (OSCOT), António Nunes, sublinha que “um dos principais instrumentos de combate ao jihadismo na Europa é a integração, quer das comunidades de forma global, mas acima de tudo tentar a desradicalização e a reintegração destes jihadistas”. António Nunes afirma que as famílias são um alvo prioritário e devem ser acompanhadas para que sejam prevenidos novos caso de radicalização.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.