Aviação. 880 milhões de passageiros na UE em 2014

O transporte aéreo de passageiros tem vindo a aumentar sustentadamente na União Europeia. Em 2014,  879,4 milhões de pessoas viajaram de avião, o que representa um aumento de 4,4% face a 2013 e de 16,9% em comparação com 2009, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia. O transporte […]

O transporte aéreo de passageiros tem vindo a aumentar sustentadamente na União Europeia. Em 2014,  879,4 milhões de pessoas viajaram de avião, o que representa um aumento de 4,4% face a 2013 e de 16,9% em comparação com 2009, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia.

O transporte intracomunitário representou 44,1% do total dos passageiros na União Europeia. 38,1% das viagens foram de e para fora da UE e perto de um em cada cinco passageiros utilizou aviões para se deslocar no interior do seu país.

Durante o período em análise morreram três pessoas em acidentes relacionados com o transporte comercial, totalizando 77 vítimas desde 2009 no território da União Europeia.

transporte aereo

A Grécia, o Luxemburgo e a Polónia foram os países que mais cresceram em termos de transporte de passageiros, mas um em cada quatro viajantes passaram pelo Reino Unido, onde o total de passageiros ascendeu a 220 milhões.

Por Portugal passaram 32,5 milhões de passageiros, mais 9,6% que no ano anterior. Os passageiros que viajaram dentro do país aproximou-se dos 3 milhões. A maioria dos passageiros que passaram pelos aeroportos portugueses tinham como origem ou destino outros países da União Europeia (23,4 milhões). De e para fora da União Europeia seguiram 6,17 milhões de passageiros.

Os aeroportos com mais tráfego são Heathrow, em Londres; Charles de Gaulle, em Paris, e Main em Frankfurt.

O aeroporto de Lisboa ocupa a 22ª posição em termos de tráfego de passageiros na União Europeia com 18,16 milhões de passageiros em 2014, o que representa um crescimento de 13,3% face ao ano anterior.

OJE

Recomendadas

Adjudicados últimos seis lotes do concurso para fornecimento de serviços à rede SIRESP

O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.

Há um “caminho longo” a percorrer no envelhecimento ativo, diz a ministra da Coesão Territorial

“Sabemos hoje mais sobre as maleitas dos mais velhos e sabemos como as evitar”, sublinhou Ana Abrunhosa, reiterando que “todos queremos envelhecer com qualidade”.

Apoio às famílias pode mitigar desaceleração da economia, prevê Fórum para a Competitividade

O pacote de apoios preparado pelo Governo como resposta à inflação pode mitigar a desaceleração da economia, mas o próximo ano apresenta-se repleto de riscos de desafios. Salários reais devem voltar a cair, prevê o Fórum para a Competitividade.