[weglot_switcher]

Argélia: Número de mortos em queda de avião militar sobe para 257

O avião, um Ilyushin Il-78, transportava entre 100 a 200 militares (os números variam) e terá caído num campo de cultivo.
11 Abril 2018, 12h11

Um avião militar caiu esta quarta-feira perto da capital da Argélia, Argel, provocando a morte de 257 pessoas, a maioria militares, confirmou o Ministério da Defesa sírio em comunicado. As causas do acidente estão ainda por apurar. O avião, uma aeronave Ilyushin Il-78 russa de quatro motores, terá caído num campo de cultivo.

Segundo a Aljazeera, o acidente aconteceu cerca das 8 horas (hora local), pouco depois de o aparelho ter levantado voo da base militar de Boufarik, a menos de 32 quilómetros da capital, Argel.

O voo, que seguia para Bechar, no sudoeste da Argélia, pretendia fazer uma paragem em Tinduf, localidade que alberga milhares refugiados do Saara Ocidental, anexado por Marrocos e alvo de uma disputa com a Frente Polisário.

Fonte militar revelou ao canal de notícias Al-Hadath que não há sobreviventes. Em declarações à Associated Press, Mohammed Achour, porta-voz da proteção civil, admitiu que o número de mortos podia ser superior ao confirmado pelo Ministério da Defesa, mas que “não há certeza nesta altura”. Nas últimas horas, os números não têm parado de subir.

Segundo Achour, além da tripulação, só seguiam apenas soldados a bordo. Ahmed Gaïd Salah, chefe do Estado Maior do Exército argelino, ordenou a abertura de uma investigação para apurar as causas do acidente.

Vários meios de comunicação referem que, no local, estão dezenas de ambulâncias e também os bombeiros.

[Em atualização]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.