[weglot_switcher]

Avós que cuidam dos netos têm direito a salário na Turquia

Projeto-piloto do país liderado por Erdoğan estipula a atribuição de um salário de cerca de 105 euros mensais para avós com menos de 65 anos.
8 Fevereiro 2017, 15h41

A Turquia vai lançar um projeto-piloto que passa pelo pagamento de um salário a avós com menos de 65 anos que cuidem dos seus netos, segundo anunciou o ministro do Trabalho turco, Mehmet Müezzinoglu, esta quarta-feira.

“Não interessa se a avó já recebe uma pensão de reforma ou não. A condição económica da avó não está em causa, o importante é que não tenha problemas de saúde”, afirmou Mehmet Müezzinoglu, ao jornal “Hürriyet”.

Em janeiro decorre a preparação do projeto e, daqui a dois meses, vai começar a funcionar. Inicialmente, o projeto contará com a participação de cinco mil famílias das províncias de Istambul e Bursa, às que se juntarão a seguir mais mil famílias de outras sete províncias.

As avós não poderão ter mais de 65 anos e cuidarão de bebés de entre seis meses e um ano de idade, pelo que receberão um salário mensal de 425 liras turcas (aproximadamente 105 euros à cotação atual), o equivalente a 30% de um salário mínimo nacional na Turquia.

O ministro do Trabalho turco defende que a iniciativa pretende beneficiar especialmente as famílias de baixos rendimentos, pelo que serão apenas escolhidas famílias em que o salário da mãe não ultrapasse dois salários mínimos e o rendimento do agregado familiar não chegue aos três salários mínimos. “Se o projeto-piloto correr bem, poderemos também reconsiderar o limite dos 65 anos de idade”, acrescentou o governante, adianto que o programa se deverá estender por um ano.

A propósito desta medida, a ministra para a Família e Assuntos Sociais turca, referiu que o Governo que auxiliar as mulheres e aumentar o emprego feminino. Durante o evento de apresentação do projeto, Fatma Betül Sayan Kaya sublinhou que pretende “que elas possam proteger a família e as crianças sem abandonar a vida laboral”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.