[weglot_switcher]

Ayrton Senna: O “Rei da Chuva” faria hoje 57 anos

Se fosse vivo, Ayrton Senna apagaria hoje 57 velas no seu bolo de aniversário. Perdeu-se o piloto, mas a lenda continua bem viva.
21 Março 2017, 17h10

Nascido em São Paulo a 21 de março de 1960, Ayrton Senna da Silva, tricampeão mundial e lenda da Fórmula 1, faria hoje 57 anos.

A sua carreira iniciou-se nos karts, onde usava o número 42. A Fórmula 3 foi o passo seguinte e, em 1984, chegou à Fórmula 1, tendo o seu primeiro Grande Prémio sido disputado “em casa”, no Brasil. A primeira vitória chegou um ano depois, em 1985, no Grande Prémio de Portugal, uma prova marcada pela chuva intensa e pelo piso molhado, condições em que sobressaíam os dotes do piloto brasileiro, o que lhe valeu o cognome de “Rei da Chuva”, em conjunto com outros, como “Rei do Mónaco” ou ainda “Magic Senna”. Ao longo da sua carreira acumulou três títulos mundiais e dois vice-campeonatos.

Foi por ocasião do GP de São Marino de 1994 que um acidente roubaria a vida àquele que ainda hoje é considerado por muitos como o melhor piloto de F1 de todos os tempos, título que a BBC lhe concedeu em 2012.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.